Fernando Machado

O adeus do bom pastor

Sobral, no Ceará, terça-feira não falava noutra coisa, senão da última missa de Dom Fernando Saburido, como Bispo da cidade. Foi um momento raro e para ficar na saudade. A Catedral estava entupida de fiéis, em cada rosto um olhar de tristeza. Parecia dizer estamos órfãos. Dom Fernando por anda passa deixa um rastro de bem-querer.

dom-fernando-altar
Dom Fernando diante do altar (Fotos: Correio da Semana de Sobral)

Durante a homilia, Dom Fernando não conseguiu segurar a emoção. As lágrimas o impediram de dizer o que sentia pelos fiéis. Nem precisava, Dom Fernando aquela aguinha caída dos seus olhos foram o bastante para exprimir seu amor por Sobral e pelos sobralenses. Caso pudéssemos juntar as lágrimas dos fiéis e viraria uma nascente de um rio chamado gratidão. “Realmente foi tudo muito emocionante” confessou no final o bom pastor.

dom-fernando-unidos
Dom Fernando visto pelo coral Unidos pela Gratidão

No cortejo de entrada muitos religiosos e bote religiosos nisso. O clero pernambucano foi representado pelos padres João Bosco da Costa Lima (pároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, de Boa Viagem), Pedro Jorge Costa e Silva ( da Igreja de Santo Antônio de Tiuma), João Roberto da Silva (Igreja de Nossa Senhora de Fátima do Ibura) e Domingo Sávio Santos (da Igreja de Santa Terezinha de Bonança), além do diácono Mivacyr Meira Lins (de Jardim São Paulo).

dom-fernando-padres
Os padres João Bosco, João Roberto, Pedro Jorge e Domingos Sávio

E da paróquia de São Lucas (Ouro Preto – Olinda) onde Dom Fernando foi pároco estavam, entre outros, Lourdes e Beto Gomes, Zuleide e Severino Oliveira, Fátima e George Araújo, Fátima Pereira de Moraes. Do clã Saburido foram os irmãos Dulce, Carmen e Pedro, e o sobrinho Pedrinho.

dom-fernando-chapeu
Dom Fernando cumprimentando os fiéis

Dez rapazes da Fazenda Esperança, que Dom Fernando instalou, na cidade, que assiste dependentes químicos, compareceram e todos visivelmente emocionados. O governador Cid Gomes não pode comparecer, mas disse deu um alô pelo telefone e garantiu que estará na sua posse no dia 16. O prefeito de Sobral, Leônidas, que também virá ao Recife, estava lá.

Gostou ?
Compartilhe !