Fernando Machado

Novena de Nossa Senhora do Carmo

Quinta-feira aconteceu a terceira noite da Novena em torno dos 314 asnos da Festa de Nossa Senhora do Carmo. A Basílica no seu estilo barroco com uma pitada de rococó estava repleta de fiéis que nem as chuvas, e bote chuva nisso, conseguiram afastá-los. A cerimônia foi presidida pelo Frei Cidmário, teve como comentarista Frei Leandro e no cerimonial estava Frei Ricardo.

b-missa
Frei Cidmario diante do altar de Nossa Senhora do Carmo (Fotos: Fernando Machado)

O Coral do Carmo, sob a regência do maestro Josias, estava impecável. Ao som da Magnificat surgiu na nave central a procissão de entrada. E ai começou o espetáculo de abastecimento de Deus. A leitura do Evangelho foi do Frei Leonardo e a pregação do Frei Geraldo Araújo Lima. Com todos nós voltados para a imagem de Nossa Senhora do Carmo, um presente de Dona Maria I, ao povo do Recife, cantamos a jaculatória “Senhora do Carmo, Mãe dos Carmelitas”.

b-freis-ricardo-geraldo-sidmario
Freis Ricardo, Geraldo e Cidmario no convento de Nossa Senhora do Carmo

Na seqüência ficamos de joelhos para cantarmos a Ladainha de Nossa Senhora, a procissão de oferecimento das rosas pelas senhoras que atuam no Lar do Nenen e finalmente a Adoração e Benção do Santíssimo Sacramento pelo Frei cidmario, que colocou sobre a Capa de Asperge o Véu Umeral. Diante do altar principal repousava a Vela Marial num pedestal do século passado. Terminada a cerimônia os fiéis saíram blindados contra o mal para suas casas.

b-sandra-moraes-tuty-moury-fernandes-ines-lemos-gloria-siqueira
Sandra Moraes, Tuty Moury Fernandes, Inês Lemos e Glória Siqueira do Lar do Nenén

E hoje prossegue o novenário tendo como pregador Padre Fábio José de Freitas Leite cujo tema será Discípulos Missionários, testemunhas pela vivência do mandamento do amor: “Nisto conhecerão que sois meus discípulos: se os amardes uns aos outros.” (Jo 13,35)

Gostou ?
Compartilhe !