Fernando Machado

Notícias da Alemanha

Há 20 anos, no dia 4 de setembro de 1989, centenas de pessoas de diversas partes da antiga República Democrática da Alemanha se dirigiram a Leipzig para participar das já tradicionais orações por liberdade na igreja São Nikolai. Naquele dia, participantes começaram a pedir também por reformas e a gritar palavras de ordem: “Não queremos sair!”, “Nós queremos ficar!”. Eram alemães orientais reclamando seu direito de ir e vir.

O protesto cresceu e em pouco tempo a igreja estava cercada de agentes da polícia e da Stasi. Apesar da presença ostensiva das forças de segurança, alguns manifestantes seguiram para o Hotel Stadt Leipzig, onde acontecia uma tradicional feira de outono, com a presença de jornalistas ocidentais.

Algumas pessoas foram presas e libertadas em seguida. As imagens dos manifestantes ganharam o mundo e o protesto daquela data entrou para a história. As manifestações se repetiram nas semanas seguintes e em 16 de outubro de 1989 cerca de 120 mil pessoas protestaram pacificamente contra o regime comunista da Alemanha Oriental. O Muro de Berlim caiu poucas semanas depois, no dia 9 de novembro de 1989. Quem nos informa é o Adido de Imprensa do Consulado Geral da Alemanha, Martin Mahn.

Gostou ?
Compartilhe !