Fernando Machado

Notícias da Alemanha

A Organização Mundial da Saúde anunciou quinta-feira que o surto de infecções que assusta a Alemanha e o continente Europeu desde a semana passada é provocado por um nova estirpe da bactéria Escherichia coli. Alguns de seus genes, considerados letais, explicam as suas características virulentas e mais produtoras de toxinas.

Até o agora, mais de dois mil casos da doença, 18 deles fatais, foram registrados no país. A origem do surto, classificado como grave e incomum pela OMS devido à rapidez com a qual a bactéria se espalhou e ao fato de grande parte dos contaminados serem adultos (86%), principalmente mulheres (67%), e não o típico grupo de risco, como crianças e idosos, ainda não foi identificada.

De acordo com notícias publicadas na imprensa alemã, não foi comprovada a existência da bactéria causadora da epidemia nos pepinos espanhois analisados, a principal hipótese levantada até então. Mas folhas de alface, tomates e pepinos são os mais prováveis agentes da contaminação e o consumo desses alimentos deve ser evitado. Os sintomas da contaminação são diarreia e dores no abdômen. Quem nos informa é o Adido de Imprensa do Consulado da Alemanha, Martin Mahn.

Gostou ?
Compartilhe !