Fernando Machado

Nos Bastidores da Política

O Presidente Jair Bolsonaro prorrogou, por meio do Decreto nº 10.421, as ações da Operação Verde Brasil 2, que combate o crime ambiental na Amazônia Legal, até 6 de novembro de 2020. Coordenada pelo Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, a operação já confiscou quase 14 mil metros cúbicos de madeira ilegal e aplicou mais de R$ 99 milhões de multas ambientais.

Devido à pandemia provocada pela Covid-19 e a elevação dos valores das moedas estrangeiras, a CAPES adiou todas as mobilidades internacionais previstas para este ano. As ações serão retomadas em 2021, em comum acordo com as instituições estrangeiras que receberão os pesquisadores brasileiros. Assim, a CAPES informa que as ações de implementação de bolsas de programas internacionais estão condicionadas ao retorno à normalidade das atividades das universidades de destino dos brasileiros. A medida não significa cancelamento de qualquer iniciativa, mas apenas o seu adiamento ou a readequação dos programas, em conformidade com a nova realidade mundial, incluindo questões de ordem orçamentária.

A Fundação Nacional do Índio conta com uma Central de Atendimento específica para solicitações dos povos indígenas relacionadas ao combate à COVID-19. As demandas podem ser encaminhadas para os telefones (61) 99622-7067 e (61) 99862-3573, por meio de mensagem de texto e aplicativo WhatsApp ou ainda pelo e-mail covid@funai.gov.br. Para efetivar a solicitação, reclamação ou pedido de informações será preciso informar dados como nome completo e localização, além de apresentar um relato detalhado da situação. A intenção é fazer com que as informações cheguem ao menor tempo possível aos órgãos competentes, possibilitando o atendimento imediato.

Gostou ?
Compartilhe !