Fernando Machado

Nos bastidores da Política

A professora Anamélia Lorenzetti Bocca, do Departamento de Biologia Celular do Instituto de Ciências Biológicas da UnB, propõe uma nova estratégia de tratamento da doença, a fim contribuir para a recuperação de pacientes mais vulneráveis. A proposta utiliza imunobiológicos (uma classe de medicamentos), por meio da geração de anticorpos monoclonais e de moléculas moduladoras de citocinas pró-inflamatórias. O projeto foi aprovado no Programa Estratégico Emergencial de Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias da CAPES.

A CAPES divulgou os seis finalistas do Prêmio CAPES/Natura Campus de Excelência em Pesquisa. Por conta da pandemia Covid-19, a cerimônia de premiação será realizada posteriormente. Os finalistas do Tema Ciências moleculares e bioinformática com aplicações em tecnologias cosméticas: Bianca Marigliani, Daiana Wischral e Vinicius de Medeiros Alves; e do tema Amazônia: a ciência de dados contribuindo para conservação socioambiental e uso sustentável dos recursos naturais: Anderson Pedro Batista, Catherine Torres de Almeida e Leonardo Pequeno Reis.

Os ministérios de Ciência e Tecnologia dos países componentes dos BRICS (Bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) lançaram uma chamada para apoiar projetos de pesquisa de cooperação internacional para enfrentamento da Covid-19. A chamada brasileira, integrante da convocatória global, foi publicada quinta-feira pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Gostou ?
Compartilhe !