Fernando Machado

Nos Bastidores da Política

O discurso nacionalista do presidente americano Donald Trump tem chamado à atenção dos eleitores. Restrições imigratórias para proteger os empregos dos norte-americanos deve influenciar os eleitores, aposta o economista e analista político brasileiro que atua há mais de 30 anos no EUA, e preside da Consultoria Oxford Group, Carlo Barbieri. Ele acredita que os norte-americanos não querem mudança política neste momento de crise.

Os empréstimos para capital de giro aprovados no âmbito da Linha BNDES Crédito Pequenas Empresas, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), alcançaram os R$ 5 bilhões que foram disponibilizados como uma das primeiras ações do Banco de apoio ao enfrentamento dos efeitos econômicos da pandemia do coronavírus. Devido ao sucesso da iniciativa, e considerando a extensão da pandemia e dos impactos econômicos para as micro, pequenas e médias empresas, o Banco vai disponibilizar mais R$ 5 bilhões para novos empréstimos pela linha, que terá sua vigência ampliada de 30.09.2020 para 31.12.2020.

Devido à pandemia do coronavírus, o Metrô do Recife adotou, desde o dia 21 de março, horários reduzidos de circulação dos trens das linhas Centro e Sul, além de interromper a operação na linha diesel (VLT). Neste período, houve uma diminuição intensa dos passageiros transportados, chegando a 76% de redução em 31 de março em relação ao dia 09 de março, primeiro dia útil após o aumento da tarifa (que ocorreu em 07/03) e quando a Covid-19 ainda não estava tão presente. Além do número de usuários, outro dado também sofreu redução: a quantidade de resíduos recolhidos no sistema. Entre os meses de março a maio deste ano, foram recolhidas 38,4 toneladas, 73,65% a menos que o total recolhido no mesmo período em 2019, de 145,7 toneladas.

Gostou ?
Compartilhe !