Fernando Machado

Na Onda do Rádio

j-flavia-carmen-jorge-geysa-jorge-filho-kaline-peixoto-gleyson-ramos1
Flávia, Carmen, Jorge José, Geysa, Jorge Filho e Kaline (Foto: Gleyson Ramos)

Rolou uma noite de muita vibração aquela de terça-feira, no Empresarial JCPM. É que Jorge José Santana lançava o livro O Rádio Pernambucano Por Quem o Viu Crescer. Uma espécie de bíblia do radio de Pernambuco. Muitos que estavam ali foram ídolos do passado. Muitas vezes a gente não se dá conta que mundo artístico é tão poderoso, mas é uma grande fantasia.

j-jesse-de-sa-manuel-jurubeba-carmen-towar-cicero-moraes
Jessé de Sá, Manuel Jurubeba, Carmen Towar e Cícero Moraes (Foto: Fernando Machado)

Jorge José que já tinha marcado um tento no livro a Televisão Pernambucana Por Quem a Viu Nascer, emplacou um dos maiores gols da sua carreira de escritor. Claro que alguns nomes foram esquecidos, porém eles também têm lugar cativo no Olimpo da nossa radiodifusão.

j-geny-lyra-monica-maria-dolores-brandao
Geny Lyra, Mônica Maria e Dolores Brandão (Foto: Fernando Machado)

Uma pena que alguns radialistas da nova geração e famosos viraram às costas para o evento. Foi uma heresia, pois poderiam conversar com os deuses do passado. E que o tempo os levaram para o esquecimento. Temos certeza que eles que brilharam e levaram os fãs à loucura não queriam que esse dia chegasse.

j-ivan-feitosa-jorge-jose-gustavo-krause-gleyson-ramos
Ivan Feitosa, Jorge José Santana e Gustavo Krause (Foto: Gleyson Ramos)

E viajando dentro do túnel do tempo lembrei-me daqueles que fizeram minha infância e a minha adolescência um mundo povoado de sonhos. Quando vi Carmen Towar, Dolores Brandão, Adaura Barreto, Mônica Maria, Geny Lyra, Gilberto Fernandes (que enlouqueciam as mulheres), Cícero Moraes, Luiz Geraldo, Roberto Nogueira (outro gatão), Luiz Maranhão, Wilson Duarte, Walter Spencer, etc ao meu lado me lembrei do radialista Waldir Amaral. E parodiando o mito exclamo: indivíduos competentes foram vocês.

j-lenivaldo-aragao-geraldo-freire-vicente-lemos1
Lenivaldo Aragão, Geraldo Freire e Vicente Lemos (Foto: Fernando Machado)

Tivemos um momento de discursos. Coube ao elegante radialista Aldo Vilela chamar os speakers do efêmero. O primeiro foi o ex-ministro e ex-governador Gustavo Krause. Seu speech foi lindo demais. O que não foi nenhuma novidade. Quando ele passeiou pela Época de Ouro do Rádio me emocionei. Gente, as lágrimas caiaram. Fiquei com vergonha. Meus Deus, ter vergonha disso. Fiquei desolado.

j-marize-rodrigues-gilberto-fernandes
Marize Rodrigues e Gilberto Fernandes (Foto: Fernando Machado)

Na sequencia falaram Ivan Feitosa da Asserpe e Jorge José Santana. O empreendedor João Carlos Paes Mendonça lembrava um maestro observando os músicos para que o concerto não tivesse falhas. E não teve. Ivanildo Santa Clara fez um fundo musical inesquecível.

j-cirlene-leite-leo-medrado
Cirlene Leite e Leo Medrado (Foto: Fernando Machado)

O coquetel assinado por Sophia Lins, do La Cuisine, estava irreprensível. Tudo muito requintado e gostoso afinal de contas aqueles que viram crescer o nosso rádio mereciam. E tudo começou com Oscar Moreira Pinto ao inaugurar no dia 6 de abril de 1919 a Rádio Clube de Pernambuco. E assim se passaram 90 anos.

j-luiz-geraldo-joca-souza-leao-adaura-barreto-roberto-nogueira
Luiz Geraldo, Joca Souza Leão, Adaura Barreto e Roberto Nogueira (Foto: Fernando Machado)

Infelizmente não posso enumerar as pessoas que lá estavam, pois o grand monde do radio pernambucano se fez presente. Seria uma injustiça esquecer involuntariamente um deles, pois são nomes que a história vai guardar ou já guardou.

j-walter-spencer-fred-spencer
Walter Spencer e o filho Fred (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !