Fernando Machado

Na Casa do Brigadeiro

O brigadeiro Helio Paes de Barros Júnior à côté Simone abriu a famosa Casa do Brigadeiro, o último ícone da Praia de Boa Viagem, para vernissage de alguns pintores nordestinos da Galeria Carlos Ranulpho. O evento faz parte da Semana da Asa. A residência passou por uma reforma e está linda. A anfitriã, Simone, em grande noite de modelo verde, deu sua parcela na repaginação. Coube a ela o restauro dos lustres da Casa do Brigadeiro.

b-helio-paes-de-barros-maria-regina-simone-helio-filho
Helio e Maria Regina Paes de Barros, Simone e Helio Paes de Barros Júnior (Fotos: Fernando Machado)

A última fez que freqüentei a Casa do Brigadeiro foi em 1989, quando o comandante do II Comando Aéreo Regional, esse era o nome do II Comar, era o brigadeiro Cláudio Azambuja. Ele e sua Luiza, meus grandes amigos, movimentaram um jantar, dos mais elegantes, em torno do brigadeiro e senhora Sérgio Luiz Millon. A esposa do brigadeiro Millan era Alda Coutinho de Moraes, Miss Brasil Mundo de 1961. Ela que continuava tão ou mais bonita do que ao ser classificada no terceiro lugar no Miss Brasil de 1961, pela Guanabara, faleceu em 2006.

b-janeteh-americo-salvador-de-oliveira
Janete e Américo Salvador de Oliveira ao lado de um Reynaldo Fonseca

A Casa do Brigadeiro foi construída pelos soldados norte-americanos durante a II Guerra Mundial para ser residência do comandante do pelotão dos Estados Unidos no Recife, o capitão W. A. Hogdman. Outro detalhe very import foi nela que a então primeira dama dos Estados Unidos, Eleonor Roosevelt, quando esteve no Recife, em março de 1944, ficou hospedada.

b-mauro-marcia-goncalves
Mauro e Márcia Gonçalves diante de uma tela de Fernando Lopes

A recepção de quinta-feira foi das mais alinhadas e com direito a fundo musical suave do duo formado pelos sargentos Ivan no sax e Iranildo no teclado, ambos da Banda de Música da Base Aérea do Recife. Os convidados passeavam pelo mundo encantado das artes plásticas nordestina, ao lado de obras de Lula Cardoso Ayres, Vicente do Rego Monteiro, Wellington Virgulino, Aloysio Magalhães, Reynaldo Fonseca para citar apenas estes. O bufê dos mais elogiados foi assinado por Josy Martins.

b-akira-suzuki-kaori
Akira e Kaori Suzuki

Entre as presenças anotamos o brigadeiro Helio Paes de Barros e sua Maria Regina (pais do anfitrião), os generais Américo Salvador de Oliveira com Janeth, Geraldo Gomes de Mattos Filho com Sandra e Luiz Felipe Linhares Gomes, os comandantes Mauro Gonçalves e sua Márcia, João Mauricio Marques Magalhães com Gerlane, Fábio Ponte Pinheiro e Cristina, Paschoal Baltazar Baltar. Pelo corpo consular o embaixador Isnard Penha Brasil, o cônsul Akira Suzuki com Kaori e o cônsul honorário Weber Wanderley Lins. Ainda por lá Carlos Ranulpho de Albuquerque e João Alberto Sobral.

Gostou ?
Compartilhe !