Fernando Machado

Murilo, Marcos e a ceia natalina  

Sexta-feira, Murilo Amorim e Marcos Simão movimentaram ceia natalina das mais alinhadas. Foi um encontro petit comité e com direito a um cardápio francês assinado por Marcos Simão. A reunião aconteceu na sua casa de recepção, por sinal notável, a Casa de Actus. O local, um casario do final do século XVIII, no estilo colonial português, que no túnel do tempo, já foi prostíbulo, e o Restaurante Dom João.

Murilo Amorim, Margarida Cantarelli e Marcos Simão (Foto: Fernando Machado)

A Casa de Actus é um verdadeiro museu, onde podemos ver peças de artes maravilhosas. Na sala principal caia do teto sobre os convidados um lustre de Bacarat. Nossos olhos passeavam pelas estantes do século XIX tendo como recheio pratarias portuguesa e francesa, além de biscuits franceses. Recebendo os convidados estavam Marcos, Murilo e Betania Amorim. O fundo musical foi bem francês, mas com um recheio de MPB.

Elisio Moura e Cremilda Martins (Foto: Fernando Machado)

O bufê era de se comer rezando para Nossa Senhora da Conceição, cuja imagem do século XIX, repousava num móvel da sala de jantar, foi grifado por Marcos Simão. Na mesa de frios tínhamos queijos nacionais e importados, pães italianos, português e brioches, pernis de presunto home made, defumado, salames especiais: italianos, espanhóis, canadense, portugueses e pastas diversas: de berinjelas, de queijos, de tomates secos, de azeitonas.

Dete Martins, Veranica de França e Suzana Martins (Foto: Fernando Machado)

No coquetel volante massa folhada ao creme quatro queijos, vol-au-Vent de Camarões ao creme com ervas de provence, salada de palmito, champignons, tomate cereja, espinafre e iogurte grego. O jantar degustamos aubergines farcies saumon au four et crème d’abricot (beringuelas recheadas de salmão ao creme de damasco), tomates Crevettes Surmonté le four avec des tranches de griller les amandes (tomates recheados de camarão ao forno com fatias de amêndoas torradas).

Paulo Moreira e Murilo Santiago (Foto: Fernando Machado)

Para sobremesa tinha bolo de Souza leão (receita de família), bolo de Rolo da Casa dos Frios e bolo de chocolate da diplomata delicatessen. Tudo isso regado a espumante Chandon, uísque Johnny Walker Black, além de vinhos chilenos e argentinos. Sem dúvida um encontro que ficou com gostinho de quero mais.

Gostou ?
Compartilhe !