Fernando Machado

Mônica e Paulo casam Basílica do Carmo

a-passadeira2

Vista da nave central da Basílica do Carmo (Foto: Fernando Machado)

Aquele templo bonito encrava no centro do Recife se deve ao Capitão Diogo Cavalcanti Vasconcelos que deu início às obras de sua construção toda financiada por ele. O templo foi concluído em 1767, ou seja, quase cem anos depois que o Capitão Vasconcelos caiu em campo para sua cosntrução, cujo prior era o frei Manoel das Mercês Reis. Ao seu lado está o Convento do Carmo, onde Frei Caneca fez seus votos religiosos e ordenou-se sacerdote, e que muitos acreditam que está enterrado.

a-monica-joão-bosco

Mônica e o pai João Bosco na porta da Basílica (Foto: Fernando Machado)

a-paulo-rosario-menezes

Os pais do noivo Paulo Henrique bu Hugo Boss e Maria do Rosário by Emporio HD (Foto: Fernando Machado)

Estamos nos referindo à Basílica de Nossa Senhora do Carmo, cujo estilo é rococó. Lateralmente a Basilica possui duas torres, a da direita permanece inacabada, e a da esquerda, com cerca de 50 metros de altura, onde estão os quatro sinos.  No interior templo a decoração é em talha dourada cujo valor é inestimável. Temos que destacar os doze altares secundários. A capela-mor, com seu fabuloso retábulo onde repousa a imagem em tamanho natural de Nossa Senhora do Carmo, ladeada por anjos e santos, numa moldura de talha dourada.

a-paulinho-rosario-menezes

O noivo Paulo by Hugo Boss e a mãe Maria do Rosário (Foto: Fernando Machado)

a-henrique-isabella-menezes

Henrique Menezes à côté Isabella by Fino Trato (Foto: Fernando Machado)

Na Revolução Pernambucana de 1817, os frades Carmelitas foram obrigados a abandonar o Convento, o qual foi transformado em quartel e hospital militar. Em 1908 o povo de Recife pede ao Papa Pio X que declare Nossa Senhora do Carmo padroeira da cidade e no ano seguinte, no dia 16 de julho, Nossa Senhora do Carmo foi solenemente proclamada Padroeira do Recife. Pois bem foi neste cenário que casaram Mônica e Paulo, filhos de Marjone e João Bosco de Vasconcelos Leite e Maria do Rosário e Paulo Sérgio de Holanda Menezes.

a-henrqiue-rebeca-paulo-menezes

Os irmãos Henrique, Rebeca e Paulo Menezes (Foto: Fernando Machado)

a-mirtes-figueiroa-eugenio-santos

Mirtes Figueiroa e Eugenio Santos diante ao altar de São José (Foto: Fernando Machad)

A basílica ficou mais bonita ainda, sábado, com a decoração compacta composta de vários arranjos de rosas champanhe e alstroemérias brancas, grifada por Tita Teixeira. A nave central ficou coberta com um tapete branco. O casamento atrasou meia hora, mas não por conta da noiva e sim dom Marcelo, que presidiu a cerimônia. Tivemos 13 padrinhos de cada lado, que sentaram na estalas, no alta mor. O noivo Paulo by Hugo Boss, entrou pela nave central com sua mãe, Maria do Rosário by Emporio HD, ao som de Pensar em Você de Chico Cesar.

a-paulo-monica-altar

Paulo e Mônica recebendo a benção de Dom Marcelo (Foto: Fernando Machado)

a-rominho-pimentel-josy-veras

Rominho Pimentel e Josy Veras (Foto: Fernando Machado)

E o momento mais esperado foi quando, as portas da basílica se abriram e que surge a noiva, Mônica, acompanhada pelo pai João Bosco. Todos os olhares se voltaram para ela que usava um modelo muito bonito, criado por Lucia Spessato. Eles seguiram pela nave central ao som da Ave Maria de Schubert. No final os noivos saíram da Basílica de Nossa Senhora do Carmo som de Mary You de Bruno Mars. O ministério musical foi de Lena e Henrique, que foi muito elogiado. E o cerimonial de Luciana Brito foi impecável.

Gostou ?
Compartilhe !