Fernando Machado

Missa para Eutália Figueiredo

e-eutalia-maria-lucia-terezinha-francy-frança-vera-lucia-bezerra

Eutália Figueiredo, Maria Lucia Santa Cruz, Terezinha Frazão, Francy França e Vera Lucia Bezerra (Foto: Acervo do Blog)

Terça-feira, à noite, aconteceu a Missa de 7º Dia, da Miss Clube Líbano Brasileiro de 1962, Eutália Maria Gomes de Figueiredo, ou simplesmente Eutália Figueiredo. Recordei-me da noite de 23 de abril de 1962, quando ela desfilou no Clube Internacional do Recife, ao lado de Terezinha Frazão, Vera Lucia Bezerra, Lucilde Carlos Mendonça, Marly Alexandre e Francy França, disputado o Miss Pernambuco de 1962. Eutália estava linda num modelo branco rebordado criado por Marcilio Campos.

e-elizabeth-freire-cristina-manzi-elozebeth-freire-gillene-costa

Elizabete Freire, Cristina Manzi, Elozibete Freire e Gillene Costa (Foto: Fernando Machado)

A vencedora foi Terezinha Frazão do Clube Português, mas Eutália ficou no segundo lugar. Não posso confirmar, mas soube que Terezinha Frazão também já faleceu, assim como Lucilde Carlos Menonça que suicidou-se no dia 28 de fevereiro de 1968, porque o namorado terminou o romance. Eutália deve estar feliz da vida lá céu, porque seu réquiem foi lindo demais, e quem sabe relembrando com Terezinha e Lucilde os tempos de misses.

e-joão-erica-jose-gabriel-louise-sofia-barbosac

Érica, José, Gabriel, Louise, João e Sofia (Foto: Fernando Machado)

A missa aconteceu na Capela do Menino Jesus, no Pina e foi presidida pelo padre Irismar Farias, que fez um sermão maravilhoso recheado de filosofia. Ele dialogava com os filhos de Eutália Figueiredo, José e Louise. Padre Irismar deu uma aula de como viver para a vida. A comentarista e a prece dos fiéis foram lidos pela senhora Elisa Freire. Já a primeira leitura e o salmo foram proclamados por Simone Freire. Um detalhe: A maioria dos moradores onde Eutália morava estava presente à missa. Um gesto lindo.

e-padre-irismar-farias

Padre Irismar Farias teve seu sermão muito elogado (Foto: Fernando Machado)

Durante a comunhão ouvimos Pelos Prados e Campinas: “Pelos prados e campinas verdejantes eu vou / É o Senhor que me leva a descansar / Junto às fontes de águas puras / repousantes eu vou / Minhas forças o Senhor vai animar / Tu és, Senhor, o meu pastor / Por isso nada em minha vida faltará / Tu és, Senhor, o meu pastor / Por isso nada em minha vida faltará (nada faltará) / Nos caminhos mais seguros junto d’Ele eu vou / E pra sempre o Seu nome eu honrarei”.

e-emanuel-santos-liana-correia

Emanuel Santos e Liana Correia (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !