Fernando Machado

Missa de Pentecostes em Arcoverde

Ontem foi o último dia de retiro presidido pelo Padre Airton Freire, em Arcoverde. Como sempre os rouxinóis e pardais pareciam que estavam adivinhando que nós íamos embora e deram aquele show quase indescritível. Da janela do quarto de Santa Mônica, onde dormi duas noites, a gente só ouvia o aroma das flores e gorjeios dos pássaros bailando como se tivessem aprendido com Rudolf Nureyev. São essas coisas simples da Casa de Retiros da Sagrada Família que nos levam a ter mais fé em Deus.

m-dom-jose-luiz-sales
Dom José Luiz Sales, Bispo de Pesqueira (Fotos: Fernando Machado)

Às 7h fomos recitar o terço de Nossa Senhora, que é português, latim e hebraico, na Capela da Sagrada Família. Depois fomos para o refeitório para o último café da amanhã deste ano, pois no próximo estarei lá novamente, se Ele quiser. O bolo de mandioca e o mungunzá foram de a gente comer rezando. Depois nos deslocamos para a Rua do Lixo, para assistirmos a Missa de Pentecostes.

m-padre-airton-freire3
Padre Airton Freire em meditação

Eu, Maria Digna Mota e Rachel Gadelha fomos no carro de Sergio Mota Filho. Quando chegamos lá a missa já tinha começado. Ela foi presidida pelo bispo de Pesqueira, Dom José Luiz Sales e concelebrada pelo Padre Airton Freire. A igreja estava entupida, não contei, mas acho que tinha uns 500 fiéis. A Rua do Lixo, em Arcoverde, teve seu destino mudado por conta do trabalho social do Padre Airton, via Fundação Terra.

m-maria-digna-serginho-mota-rachel-gadelha
Maria Digna e Sergio Mota com Rachel Gadelha

A Fundação assiste crianças prostituídas, pessoas sem teto, drogados e crianças órfãs. A Fundação mantém uma escola para crianças carentes e um asilo de idosos e agora uma sala para deficiente físicos. Apesar de todo esse trabalho de grande alcance social muitos insistem em esmolar, coisa que Padre Airton não admite. Mas vamos voltar a cerimônia religiosa.

m-ministerio-musical
A Banda Servus

O ministério musical, estava irrepreensível, com o Grupo Servus, da própria Fundação Terra, e estava composto por musicos Jailton, Fernando Evaldo, José Vitório e Edilson Santos. Os vocalistas foram Marcos, Jânio, Genelva e Maria de Fátima. Começaram interpretando “Nós estamos aqui reunidos como estavam em Jerusalém. Pois só quando vivemos unidos é que o Espírito Santo nos vem.” Podia se sentir o sopro Dele.

m-aline-herval
Aline e Herval Oliveira

A comentarista foi Rita de Cássia Tenório. A primeira leitura foi feita por Carmen Lúcia Silva, o salmo foi cantado por Maria de Fátima Silva, a segunda leitura por Rosangela Cavalcanti, aclamaçaão do Evangelho coube ao Padre Airton Freire e a homilia a Dom José Luiz. Em tempo: Foi a primeira vez que ele presidia uma missa em Arcoverde como Bispo e disse logo, “vou voltar outras vezes.”

m-malu-airton-eraldo-barbosa-junior
Malu Barbosa, Padre Airton e Eraldo Barbosa Junior

Entre outras coisas Dom José Luiz, frisou na sua homilia, que o aborto é um dos maiores crimes que se pode cometer. Não posso confirmar, mas o numero de aborto naquela região é muito grande. Também fiquei sabendo que Dom José Luiz já conquistou os fiéis de Pesqueira, pela sua simplicidade e educação. Eu também gostei muito dele.

m-nave-central
O altar visto da nave central

Adorei ouvir Dom José Luiz receitar uma velhinha que se queixava de dores nas mãos. Apesar de paulsita o bispo a mandou tomar chá de folha de cana de açúcar. E a cerimônia religiosa terminou com o Grupo Servus entoando: “Senhor e Criador que és nosso Deus / Vem inspirar estes filhos teus / Em nossos corações derrama tua paz…/. Saímos de lá cheio de fé, esperança e caridade.

Gostou ?
Compartilhe !