Fernando Machado

Miss Universo de 1930

A eleição do concurso de Miss Universo de 1930 aconteceu no dia 7 de Setembro, no Rio de Janeiro, num dia de muito sol, e contou com a participação de 18 candidatas. A eleita foi a Miss Brasil Iolanda Pereira, em segundo lugar ficou Fernanda Gonçalves de Portugal, em terceiro Alice Diplarakou, em quarto Beatrice Lee dos Estados Unidos e em quinto Dorot Nitykowski da Alemanha.

mu-30
As candidatas ao titulo de Miss Universo de 1930 (Fotos: Reprodução de A Noite)

O concurso que aconteceu em desfile de carros abertos, onde ficavam as candidatas, começou na Praça Mauá e terminou diante do Copacabana Palace. As misses ficaram hospedadas no Hotel Glória. No dia 4 de agosto também aconteceu outro Miss Universo, desta feita na cidade de Galveston, nos Estados Unidos e a vitoriosa foi Dorothy Delgoff, de New Orleans. O evento foi promovido pelo jornal A Noite.

mu-30-iolanda-pereira
Miss Universo de 1930 Iolanda Pereira

Participaram ainda do festival da beleza no Rio de Janeiro as misses Alemanha Rie Van Der Rest, Antilhas Yvonne Pampelone, Bulgária Counka Tchoutanova, Cuba Merces Perdomo, Espanha Elena Plá, França Yvette Labrousse, Inglaterra Benie Dicks, Hungria Eve Slapaczai, Itália Mafalda Mariottino, Iugoslávia Stephanie Drolmsky, Líbano Laila Zoghbi, Rússia Irene Wentzell, Túrquia Mubedgel Namik e Uruguai Alicia Gomes.

Gostou ?
Compartilhe !