Fernando Machado

Meu coração é de Jesus e a minha alegria é o Santa Cruz

Ontem à noite mais de 20 mil torcedores do Santa Cruz fizeram uma peregrinação até o Pátio de Santa Cruz. Uns para assistirem a Missa na Igreja da Santa Cruz do Bom Jesus da Via Sacra e a maioria para assistir ao show de cantores tricolores em frente ao templo. Como todos sabem neste lugar José Luiz Vieira, Abelardo Costa, Augusto Ramos, Quintino Paes Barreto, Augusto Câmara, Luiz Barbalho Uchoa Cavalcanti, Orlando Santos, José Glycerio Bonfim, Oswaldo Ramos e Alexandre Carvalho, fundaram o time das multidões.

c-aluisio-lessa-joão-lira-neto-ricardo-rocha

Aluísio Lessa, vice-governador João Lira Neto e o jogador Ricardo Rocha  (Foto: Fernando Machado)

c-antonio-sebastião-junior-andre-carlos-tony-acacio-joão-bosco-david-gonçalves-vila-verde-josé-frança

O diácono Antônio Sebastião, e os padres Júnior, André Carlos, Tony, Acácio, João Bosco, David Gonçalves, José Vilaverde e José Roberto França (Foto: Fernando Machado)

A Igreja da Santa Cruz do Bom Jesus da Via Sacra, que em 2015 vai comemorar 300 anos, tem como padroeiros São Joaquim e Nossa Senhora de Sant’Anna. A igreja é linda, o douramento da Capela Mor foi do artista plástico Francisco José Pinto, e da igreja do artista Manuel de Jesus Pinto. As imagens foram confeccionadas pelo escultor Antônio Basilio de Oliveira. Quando a gente olha para alto e ver as pinturas fica deslumbrado com a arte do painelista Caetano da Rocha Pereira.

c-batolomeu-bueno

O desembargador Bartolomeu Bueno  (Foto: Fernando Machado)

c-cruz

Cristo Crucificado no altar mor (Foto: Fernando Machado)

Desde 1840 que a fachada da Matriz, na época, tinha duas torres e era de alvenaria e pedras ordinárias depois foram trocadas por cantarias made in Portugal. Apesar do abandono ela continua imponente. As imagens de São Joaquim e São José foram grifadas pelo notável escultor Manuel da Silva Amorim. O Santíssimo Sacramento datado de 9 de junho de 1793 já não existe mais foi levado para a Matriz da Boa Vista. Apesar de ter perdido aquela relíquia e o status de matriz, o esplendor e a história permanecem inabaladas.

c-dirceu-paiva-marcos-soares

Dirceu Paiva e Marcos Soares (Foto: Fernando Machado)

c-edelson-barbosa-carlos-alberto-silva

Edelson Barbosa e o técnico Carlos Alberto Silva (Foto: Fernando Machado) 

Pois foi neste cenário Hollywoodiano que aconteceu a Missa de Ação de Graças pelo centenário do Santa Cruz Futebol Clube, presidida pelo Padre José Roberto de França, pároco da Igreja do Morro de Nossa Senhora da Conceição. E a cerimônia foi muito solene e concelebrada pelos padres Acácio, André Carlos, David Gonçalves, João Bosco, José Vilaverde, Júnior, e o norte-americano Tony, além do diácono Antônio Sebastião. Informação importante todos eram torcedores do Santa Cruz. Eles entraram em procissão tendo como fundo musical a musica do Padre Zezinho, Nova Geração.  

c-eduardo-bacellar-gil-bacellar-neto-janise-mariana-bacellar-pedro-lucas-rocha-maria-eduarda-bacellar-ademilde-miranda

Eduardo e Gil Neto, Janice e Mariana Bacellar (netos de Lacraia), Pedro Lucas Rocha e Maria Eduarda Bacellar (trinetos de Lacraia) e a nora Ademilde Miranda  (Foto: Fernando Machado)

c-getulio-cavalcanti-padre-joão-bosco

O compositor Getúlio Cavalcanti e Padre João Bosco (Foto: Fernando Machado)

O comentarista foi o ex-presidente tricolor Rodolfo de Aguiar Filho. A primeira leitura foi feita por outro tricolor Tonico Araújo. O salmo foi cantado por João Batista Melo. A leitura do Evangelho coube ao diácono Antônio Sebastião. A homilia, e que homilia, foi do padre André Carlos. Ele passeou pela história do Clube das Multidões, sem esquecer que Jesus era o condutor de tudo aquilo. A oração da Assembleia foi do deputado Aluísio Lessa. A igreja estava lotada, dona Maria Luiza Maranhão, que cuida da Santa Cruz do Bom Jesus da Via Sacra, estava preocupada que o povão causasse danos ao prédio.

c-iuri-maia-leite-carlos-ivan

O publicitário Iuri Maia Leite e o jornalista Ivan Mauricio  (Foto: Fernando Machado)

c-igreja-povo

Uma visão do interior da igreja (Foto: Fernando Machado)

Afinal ela nunca tinha visto tanta gente rezando e gritando palavras de ordem. Posso afirmar sem medo de errar foi uma das missas mais acolhedoras e bonitas que já assisti. Não tinha um órgão de tubo como a Igreja de São Patrick, na Quinta Avenida, em Nova Iorque, mas o ministério musical com o Quinteto do Oficio, deu o recado. O grupo estava formado por Damião Mota, Yandro Oliveira, João Batista Melo, Karlla Teixeira e Milena Silveira.

c-padre-david-gonçalves

Padre David Gonçalves  (Foto: Fernando Machado)

c-pedro-luna-jesus-tricolor

Jesus Tricolor junto a imagem de Nossa Senhora (Foto: Fernando Machado)

Durante o canto do Evangelho, juro que vi Dom Hélder Câmara sentadinho no coro, encantado com o que via, à côté Frei Damião Bozano. O povão tão descriminado rezando pelos 100 anos do Santinha. Quando corri para agradecê-lo por ter feito o nosso clube chegar aos 100 anos majestoso, não estava mais lá, apenas um jasmim branco repousava no local. Quando o Quinto do Oficio atacou deSanta Cruz junta mais essa vitória, juro que vi o autor da musica, Capiba junto dele mais feliz do que as pastoras do Madeira do Rosarinho, cantando: “E dizer bem alto que a injustiça dói.”

c-yandro-oliveira-milena-silveira-damião-mota-karlla-teixeira-joão-batista-melo5

O Quinteto Oficio Yandro Oliveira, Milena Silveira, Damião Mota, Karlla Teixeira e João Batista Melo  (Foto: Fernando Machado)

c-publico

O torcedor do Santa Cruz é assim (Foto: Fernando Machado)

Também tivemos a fala do presidente Antônio Luiz Neto, que chegou muito atrasado. Ficou visivelmente emocionado quando lembrou os nomes de grandes tricolores. Confessou que Lacraia, o primeiro negro a jogar futebol em Pernambuco, será homenageado com o titulo de Presidente Emérito ou de Honra, não lembro, porque ele esqueceu de citar, apenas citar o nome do nosso Dom Helder Câmara, torcedor fiel e acho que mais fiel do que os corintianos, do Santa Cruz. Não tem importância, ALN, é difícil ser tricolor mais ele não vai desistir. 

c-joao-caixero-aluisio-lessa-evandro-carvalho-antonio-luiz-neto-joão-lira-neto-

João Caixero, Aluísio Lessa, Evandro Carvalho, Antônio Luiz Neto e João Lira Neto (Foto: Fernando Machado)

c-nave-central-coro

Vejam que beleza o altar mor da Igreja (Foto: Fernando Machado)

Outro momento que levou os fiéis ou seria torcida tricolor ao delírio foi quando o padre David Gonçalves cantou “O meu coração, é só de Jesus / A minha alegria, é a Santa Cruz. / Nada mais desejo, não quero sinão / Que viva Jesus, no meu coração. / Eu só peço a Deus, na minha oração / Que viva Jesus, no meu coração.” E finalizou “O Meu coração, é só de Jesus e minha alegria é o Santa Cruz”. Será já sabem como foi a reação da turma tricolor dentro da Igreja da Santa Cruz do Bom Jesus da Via Sacra?

Gostou ?
Compartilhe !