Fernando Machado

Medalha Joaquim Nabuco

Das mais concorridas a solenidade da entrega da Medalha Joaquim Nabuco, realizada quarta-feira, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Por proposta da deputada Terezinha Nunes, homenageado foi o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Não sei se já notaram, mas o presidente da casa, deputado Guilherme Uchoa, nunca prestigia esses eventos católicos. Desta feita coube ao deputado Sebastião Rufino presidir a solenidade.

a-dom-fernando-jarbas-araujo

Dom Fernando Saburido agradecendo a homenagem (Foto: Jarbas Araújo)

Terezinha Nunes lembrou que o arcebispo é o primeiro da hierarquia católica a receber a comenda. Ela afirmou que a homenagem celebra a paz, o diálogo e o despojamento de bens materiais. A deputada registrou, ainda, o currículo de Dom Fernando, que ingressou, aos 13 anos, no Seminário Menor da Imaculada Conceição. Ele também foi comerciário, entrando para o Mosteiro de São Bento em 1975.

a-terezinha-jarbas-araujo

A deputada Terezinha Nunes fazendo a saudação (Foto: Jarbas Araújo)

Foi ordenado por Dom Hélder em 1983 e, em maio de 2000, nomeado bispo. Dom Fernando agradeceu a homenagem. Ele se mostrou sensibilizado, e atribuiu o mérito à toda a Igreja. O arcebispo acrescentou que faz o máximo para atender aos necessitados, e que está atento à questão das drogas e dos moradores de rua.

a-rufino-dom-terezinha-jarbas-araujo

Deputado Sebastião Rufino, dom Fernando e a deputada Terezinha Nunes (Foto: Jarbas Araújo)

Durante a cerimônia o Coral da Santa Casa de Misericórdia, sob a regência do maestro Alberico Bezerra executou os Hinos do Brasil e Pernambuco. Na hora que Dom Fernando Saburido recebia a comenda o coral cantou Meu Boom Deus, do padre João Carlos Ribeiro e a musica preferida do arcebispo de Olinda e Recife. Entre as presença destacamos o vice-governador João Lyra Neto.

Gostou ?
Compartilhe !