Fernando Machado

Marina Montini é a tal

Marina Montini by Di Cavalcanti e na revista Ele e Ela (Fotos: Divulgação)

Outra  negra que não precisou de cotas para se destacar num concurso de miss e se tornar ícone de  beleza da mulher brasileira foi Marina Montini (1948/2006), pseudônimo de Maria da Conceição e Silva. Representando o Grêmio Recreativo e Social Cacique de Ramos no concurso Miss Guanabara em 1966, ela protagonizou uma das mais acirradas disputas entre duas mulatas nessa competição. Maria da Conceição teve por rival a candidata do Clube Renascença, Elisabete Santos, 3ª lugar. Marina Montini acabou em 5º lugar empatada com outras três finalistas, porque o evento era transmitido ao vivo pela televisão e não havia mais tempo o desempate.

Eliane Pio Pedro, Maria da Conceição e Silva, Vera Lucia Diniz Cabral e Marina Alice Vidal no Miss Guanabara de 1966 (Foto: Manchete)

 

Sem cotas para negras nem apadrinhamento político-partidário, em 1965 Maria da Conceição e Silva conquistou o título de Mulata do Quarto Centenário do Rio de Janeiro e lançada num programa de televisão na extinta TV Rio. Já famosa, em 1970 ficou em cartaz por um ano no Golden Room do Copacabana Palace como dançarina e modelo do show Rio Zé Pereira. Em seguida o empresário da noite Ricardo Amaral a levou para trabalhar na casa noturna que ele possuia na Avenida Champs Elysées, o pedaço mais elegante de Paris.

Solange Dutra Novelli, Miss IV Centenário e Marina Montini Mulata IV Centenário da Guanabara (Fotos: Divulgação)

Nascida e moradora de Vila Isabel, mesmo bairro de Noel Rosas, Martinho da Vila, Clementina de Jesus, Marina Montini ilustrou capas das mais importantes revistas do país, período em que acabou imortalizada nas telas do pintor Di Cavalcanti de quem se tornaria musa e posou durante sete anos. Isso depois de ser descoberta pelo artista plástico num outdoor anunciando pneus. Aliás, o próprio Di Cavalcanti disse em várias entrevistas que “os quadros ilustrando Marina Montini não precisam de retoques”. (Texto: Jornalista Muciolo Ferreira)

Marina Moniti no Top 8 do Miss Guanabara de 1966 (Foto: O Cruzeiro)

 

Gostou ?
Compartilhe !