Fernando Machado

Marcel + Maria = Pernambuco

Marcel Morin e Maria Sanchez-Carlo foram os dois cônsules que se eternizaram em Pernambuco. O primeiro era francês e a segunda norte-americana. A diferença está nas nacionalidades pois seus corações são  pernambucanissimos. Marcel e Maria reinaram na terra do frevo e do maracatu como ninguém. Eles são dois ícones. Marcelo é um nome que a história guardou e Maria um nome que a história vai guardar.

marcel-morin-andre-carneiro-leão

Marcel Morin e André Carneiro Leão (Foto: Arquivo)

Marcel Morin (1907/1994) à côté Germaine, morava no Boulevard Saint Germain, em Paris, mas jamais esqueceu o Recife. No dia 30 de dezembro de 1955 ele foi confirmado cônsul da França no Recife onde ficou até 1966. Marcel e Germaine que residiam na Avenida João de Barros, promoviam famosas reuniões tendo como habitués Penha e Jordão Emerenciano, Marly e Mauro Mota, Tania e André Carneiro Leão, Dodora e Edmundo Moraes, Niedja e Hilton Cunha, Lenyr e Caio Souza Leão, além de Paulo do Couto Malta. Nos carnavais ele desfilava no Inocentes do Rosarinho. Morin era um heroi da resistência francesa, tinha uma perna mutilada pelos alemães. Usava, como todos os heróis de guerra, um broche na lapela indicando sua condição. Sua última visita à nossa cidade foi em 1993.

maria-sanchez-carlo

Maria Sanchez-Carlo com os pastores do Pierrot de São José (Foto: Fernando Machado)

Maria Sanchez-Carlo desembarcava no Recife em 1993 onde ficou por três anos. Atualmente mora em Alexandria, nos arredores de Washington DC e sua casa é um verdadeiro consulado de Pernambuco. Quando a gente vai chegando à sua rua nossos olhos brilham ao ver duas bandeiras hasteadas diante da residência: a do Brasil e a de Pernambuco. E no recheio muitos itens do Recife. Esse ano Maria veio passar mais um carnaval por aqui, este tinha um ritmo especial, era para festejar 20 anos de sua paixão pela terra de Joaquim Nabuco. Para quem não sabe Maria é Cidadã do Recife, por indicação dos vereadores Fred Oliveira e Sérgio Magalhães.

Gostou ?
Compartilhe !