Fernando Machado

Independence Day

A Usina Dois Irmãos é uma verdadeira parte da memória recifense. Tudo começou no século XIX, quando os ingleses a construíram para sediar a Companhia do Beberibe, o que equivale atualmente a uma companhia de abastecimento de água. O local era uma riquíssima reserva da mata atlântica e foi inaugurada no dia 1 de julho de 1887. Localizada no pátio do antigo e tradicional Engenho Dois Irmãos, a moderna Companhia do Beberibe emergiu como referência de modernidade em pleno Século XIX.

i-christopher-del-corso-thomas-shannon
Christopher Del Corso e Thomas Shannon Jr (Fotos: Fernando Machado)

Sua construção é no estilo neoclássico e todo seu material foi importado na Inglaterra. Destaque-se a coberta de estrutura metálica, ainda preservada. No local onde se encontrava a antiga estação ferroviária foi construída, na década de 50, a atual Praça Faria Neves, projetada pelo Paisagista Roberto Burle Marx. Atualmente foi repaginada para atuar como uma casa de eventos.

i-auxiliadora-joao-carlos-paes-mendonca-caroline-chung
Auxiliadora e João Carlos Paes Mendonça com Caroline Chung

Foi nesse cenário que respira história que o Consulado dos Estados Unidos promoveu, ontem, sua recepção para celebrar seus 235 anos de independência. Recebendo os convidados estavam o cônsul Christopher Del Corso e a consulesa Caroline Chung , o embaixador Thomas Shannon Jr e o diplomata Todd Chapman, Deputy Chief of Mission, da Embaixada em Brasília.

i-todd-chapman-jonathan-mermis-cava
Todd Chapman e Jonathan Mermis Cava

Logo após o quinteto da Orquestra Criança Cidadã executar os hinos dos Estados Unidos e do Brasil, Edvaldo Amorim comandou o cerimonial. Durante o evento ouvimos três falas. A primeira do cônsul Christopher Del Corso, frisando que as comemorações do Independence Day no Brasil começaram no Recife. O presidente da Amcham, Luiz Delfino, entregou para ele uma placa pelos serviços prestados à nossa região.

i-lailson-margot-monteiro-caroline-chung
Lailson Cavalcanti, Margot Monteiro e Caroline Chung

Depois foi a do Embaixador Thomas Shannon Jr que reforçou o amor que aquela representação diplomática tem pelo nosso Estado. E recordou num português impecável “primeiro celebramos no Recife, depois será em Brasília, São Paulo, Brasília novamente e vamos terminar no Rio de Janeiro.” E para encerrar falou a consulesa Caroline Chung.

i-lucia-pontes-carmen-peixoto
Lucia Pontes e Carmen Peixoto

O speech de Caroline Chung foi um verdadeiro poema de amor ao Recife. “Vocês tem uma magia que a gente não esquece nunca. Estamos partindo fisicamente, mas o nosso coração vai ficar.” E não precisa dizer que Caroline foi a mais aplaudida da noite. Caroline é uma dessas pessoas que tem carisma e contagia a todos. Na seqüência o embaixador norte-americano levantou um brinde com espumante Salton o que foi seguido pelos convidados. E ainda tivemos o corte do bolo, uma doação da Walmart, tendo como fundo musical as Quatro Estações de Vivaldi.

i-bolo
Christopher, Caroline e Thomas partindo o bolo

A decoração, grifada por Karen Varela, foi simples mais de muito bom gosto, os destaques foram para as flores tropicais com predominância para o vermelho e para o verde. O bufê assinado pela Porto Fino, leia-se Jane Suassuna, estava irrepreensível. O chef Antonio Coelho caprichou. O cardapio teve um toque de pernambucanidade.

i-sergio-adelina-kano
Sérgio Kano à côté Adelina

Vamos citar alguns itens: creme de siri com queijo de manteiga gratinada, risoto de camarão a moda pernambucana, cordeiro ao vinho do Porto com duchese de batata doce, tartar de queijo de cabra, ceviche ao limão siciliano e capim santo e camarão empanado com crosta de fubá. Tudo isso regado a uísque Johnny Walker Black e vinho from Califórnia. Melhor, impossível.

i-jim-claudia-breddeck
Jim e Cláudia Breddeck

Entre as presenças femininas mais elegantes da noite destacamos a consulesa Caroline Chung by Ann Taylor, Auxiliadora Paes Mendonça by Calvin Klein, Margot Monteiro, Juliana Lins Costa, Andrea Meira Lins by Maria Bonita. E entre os homens o cônsul Christopher Del Corso by Ralph Lauren, João Carlos Paes Mendonça by Ermenegildo Zegna, Alex Brennneken e Alvaro Dantas.

Gostou ?
Compartilhe !