Fernando Machado

Blog

Independence Day 2014

A Usina Dois Irmãos faz parte da memória viva do Recife. Tudo começou no século XIX, quando os ingleses a construíram para sediar a Companhia do Beberibe, o que equivale atualmente a uma companhia de abastecimento de água. O local era uma riquíssima reserva da mata atlântica e foi inaugurada no dia 1 de julho de 1887. Localizada no pátio do antigo e tradicional Engenho Dois Irmãos, a moderna Companhia do Beberibe emergiu como referência de modernidade em pleno Século XIX.

c-paul-nicklin-todd-chapman-usha-pitts-ricard-reiter-valeria

Paul Nicklin, Todd Chapman, Usha Pitts, Richard e Valeria Reiter (Foto: Fernando Machado)

c-usha-pitts-richard-reiter

Usha Pitts e Richard Reiter (Foto: Fernando Machado)

Sua construção é no estilo neoclássico e todo seu material veio da Inglaterra. Destaque-se a coberta de estrutura metálica, ainda preservada. No local onde se encontrava a antiga estação ferroviária foi construída, na década de 50, a atual Praça Faria Neves, projetada pelo paisagista Roberto Burle Marx. Atualmente foi repaginada para atuar como uma casa de eventos.

c-ana-karla-gabriela-alice-alessandro-carvalho

Alessandro Carvalho e Ana Karla e as filhas Victoria e Alice (Foto: Fernando Machado)

c-angelo-de-abreu-lima-neto-patricia-menge

Ângelo Abreu e Lima e Patrícia Menge (Foto: Fernando Machado)

Pois foi nesse cenário, em Apipucos, que respira história que o Consulado Geral dos Estados Unidos promoveu, ontem, sua recepção para celebrar seus 238 anos de independência. Recebendo os convidados estavam a cônsul Usha Pitts ao lado de Paul Nicklin, do ministro consular da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil Todd Chapman (que também está terminando sua missão no Brasil) e o novo cônsul geral Richard Reiter e a consulesa que é pernambucana Valéria Reiter.

c-bruno-melissa-amorim-jorge-pinho-jorge-machado-guimarães

Bruno e Melissa Amorim, Jorge Pinho e Jorge Machado Guimarães (Foto: Fernando Machado)

c-carlos-ferreira-patricia-assunção-ana-clara-marinho

Carlos Ferreira, Patrícia Assunção e Ana Clara Marinho (Foto: Fernando Machado)

A decoração estava clean, mas muito bonita. Do teto caiam lustres brancos. Sobre as mesas arranjos de flores. Local virou um imenso lounge branco com detalhes de folhagens e como contrato ponto velas imensas também brancas. A ambientação foi made Mercês Santiago. No lado externo da Usina Dois Irmãos, uma homenagem aos esportes, ou melhor aos brasileiros que atuam nos Estados Unidos.

c-cassia-maxim-paul-nicklin-usha-pitts

Paul Nicklin e Usha Pitts com Maxim e Cassia (Foto: Fernando Machado)

c-valeira-roderick-victoria-phoebe-richard-reiter

Valeria e Richard Reiter com os filhos Roderick, Phoebe e Victoria (Foto: Fernando Machado)

O bufê irrepreensível da Outback, leia-se Jameson Elinaldo, Paulo Menezes e Rogerio Moresse. Os garçons todos
jovens, bonitos e elegantes. Alguns arrasaram pela simpatia também. O cardápio bem norte-americano à barbucue sofisticado, tinha ribbs on the barbbie, kookaburra wings, bloon’Onion e chicken grelhado. Tudo isso regado a prosseco, vinho tinto e vinho branco, refrigerantes, sucos. Sem dúvida era de comer rezando para o Papa Francisco.

c-gareth-moore-joana-cavalcanti-claudia-martin-mahn

Goreth Moore, Joana Cavalcanti, Claudia e Martin Mahn (Foto: Fernando Machado)

c-girley-jsoe-antonio-brazileiro

Girley Brazileiro e o filho José Antônio (Foto: Fernando Machado)

A hostess Joanna Ferreira convidou os convidados para ouvirem os hinos dos Estados Unidos e do Brasil, executados pela Clinton Curtis Band. Por sinal maravilhosos. O nosso hino puxado por sanfoneiro teve ritmo de samba. Na sequencia Joanna chamou para subir ao palco Usha, Todd e Richard para seus speeches.

c-jo-mazzarolo-tonico-conceição-araujo

Jô Mazzarolo, Tonico e Conceição Araújo (Foto: Fernando Machado)

c-joana-cavalcanti-bruno-galindo

Joana Cavalcanti e Bruno Galindo (Foto: Fernando Machado)

A deusa de ébano falou pouco mas com um tom de amor a Pernambuco e ao nosso povo. Como não poderia deixar de ser tocou no futebol, mas não no Santa Cruz. Lembrou que terça-feira foi uma noite triste, pela desclassificação dos Estados Unidos da Copa do Mundo, mas ao mesmo tempo a deixou livre para torcer pelo Brasil.

c-jameson-elinaldo-paulo-menezes-rogerio-moresse

Jameson Elinaldo, Paulo Menezes e Rogério Moresse (Foto: Fernando Machado)

c-luiz-veiga-matt-keener

Luiz Veja e Matt Keener (Foto: Fernando Machado)

Visivelmente emocionada Usha Pitts, ao lado dos filhos Maxim e Cássia (voltam para os States falando português nordestino), fez questão de abraçar e posar ao lado dos convidados.  E pensa que ela esqueceu do bolo de rolo, pois sim. Vai levar na bolsa um bolo de rolo e quando fizer a primeira degustação tenho certeza que vai chorar de saudades, da terra do frevo, do maracatu e do Santa Cruz.

c-madalena-arraes-janete-candido

Madalena Arraes e Janete Cândido (Foto: Fernando Machado)

c-neide-carvalho-usha-evandro-carvalho

Neide Carvalho, Usha Pitts e Evandro Carvalho (Foto: Fernando Machado)

A fala de Todd Chapman também teve sabor de saudades e não poupou elogios para Usha e depois levantou um brinde pelo Independence Day. Usha Pitts estava muito elegante num modepo preto e detalhe em branco by Calvin Klein. Minha amiga já estou sentido falta de sua alegria e sua simpatia, nos veremos em breve, se Deus quiser e Ele vai querer com certeza.

c-neide-roberto-zaidan-usha-pitts-paul-niclin-lucia-helena-salgueiro

Neide e Roberto Zaidan, Usha Pitts, Paul Nicklin e Lucia Helena Salgueiro (Foto: Fernando Machado)

c-usha-pitts-eliane-luna-richard-reiter

Usha Pitts, Eliane Luna e Richard Reiter (Foto: Fernando Machado)

O último a falar foi Richard Reiter que iniciou sua carreira na diplomacia pelo Recife, há 20 anos, na época da eterna cônsul Maria Sanchez-Carlo. Aqui casou com uma recifense, Valéria e aprendeu que aqui tudo mundo é parente e pediu “Por favor, me considerem seu parente norte-americano”. Os filhso de Valeria e Richar falam português com sotaque lisboeta. Pois moraram muito tempo lá.

c-usha-pitts-andre-campos

Usha Pitts e André Campos (Foto: Fernando Machado)

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.