Fernando Machado

Ieda Vargas é Miss Universo

mu63_todas2mu63_todas1

A foto oficial das candidatas (Foto: O Cruzeiro)

Há 50 anos minha amiga Ieda Maria Vargas, Miss Brasil, era eleita em Miami Beach, Miss Universo de 1963. Participaram do concurso 50 candidatas. Devido ao calor de 32°C que fazia em Miami, durante as sessões fotográficas em trajes de banho que ocorriam em frente ao Centro de Convenções de Miami, várias candidatas sofreram de desidratação, desmaiaram e tiveram que receber socorro de urgência. O episódio levou ao cancelamento de apresentações ao ar livre das misses para a midia.

mu-63-ieda-vargas

Ieda Vargas de maiô de ouro (Foto: O Cruzeiro)

A primeira novidade da competição deste ano foi a presença da Miss Okinawa, Reiko Uehara, que causou interesse da imprensa por ser uma representante à parte do Japão. Então ocupada pelos norte-americanos. Algumas misses de belezas diferentes tornaram-se as favoritas, como as misses Aino Korva (Dinamarca), Lalaine Bennett (Filipinas), Helga Ziesemer (Alemanha), Marlene McKeowan (Irlanda), e a gaúcha Ieda Maria Vargas, do Brasil, de sorriso largo e figura perfeita, transformada na favorita número 1 da América do Sul.

mu-63-tipicos

Um quinteto de misses em traje típico (Foto: Divulgação)

A Miss Inglaterra, Susan Pratt, acabou não competindo, depois de ser atropelada por um carro nas vésperas do concurso, quebrando uma perna e precisando ser internada num hospital. Mesmo assim, foi apresentada ao público na noite da final, entrando no palco em cadeira de rodas. Pratt foi colega de hospital de Marlene Schmidt, Miss Universo 1961, internada ao mesmo tempo para uma operação deapendicite de emergência, e que recebeu a visita de sua sucessora, a Miss Universo de 1962, Norma Nolan.

mu-63-15a

O top 15 (Foto: Divulgação)

O host, Gene Rayburn, apresentou as semifinalistas escolhidas pelo júri preliminar, e foram consideradas quase perfeitas e um dos melhores grupos de Top 15 da história do concurso. Eis as 15 mais bonitas do mundo de 1963: Helga Ziesemer (Alemanha), Ellen Leibenberg (África do Sul), Olga Galuzi (Argentina), Gertrude Bergner (Áustria). Ainda Ieda Maria Vargas (Brasil), Ellen Leibenberg (Coréia do Sul), Cristina Alvárez (Colombia), Aino Korva (Dinamarca), Marite Ozers (Estados Unidos), Lalaine Bennett (Filipinas), Riita Hellevi (Finlandia), Monique Lemaire (França), Gianna Serra (Italia), Marlene McKeowan (Irlanda) e Noriko Ando (Japão).

mu-63-a5

As 15 semifinalistas no palco do Centro de Convenções de Miami Beach (Foto: Divulgação)

Finalmente foi anunciada as cinco finalistas, depois de desfiles trajes típicos (naquele tempo sim, os trajes eram típicos, atualmente são alegorias), maiô by Cataliana e vestido de baile, para o quinto lugar Kim Myoungja (Coreia do Sul), para o quarto lugar Lalaine Bennett (Filipinas), para o terceiro lugar Marlene McKeown (Irlanda), para o segundo lugar Aino Korva (Dinamarca) e a grande vencedora foi a brasileira Ieda Maria Vargas.

mu-top5

As cinco finalistas (Foto: O Cruzeiro)

Após o concurso, o ator Peter Sellers que fez parte do júri, convidou Ieda Vargas para estrelar no seu próximo filme, A Pantera Cor de Rosa. Ieda recusou dizendo querer apenas voltar para Porto Alegre após seu mandato, casar e ter filhos. Também tivemos como o Melhor Traje típico coube a Sherine Ibrahim (Israel), Miss Fotogenia foi Marlene McKeown (Irlanda) cuja beleza era comparada a de Elizabeth Taylor e Miss Simpatia foi Grace Taylor (Escócia).

mu-63-norma-nolan-ieda-gene-rayburn-manchete

Norma Nolan, Miss U-62, Ieda Vargas e o host Gene Rayburn (Foto: Manchete)

Gostou ?
Compartilhe !