Fernando Machado

Hoje é a noite do Oscar

Todas as atenções desta noite estão voltadas para a entrega do Oscar que acontece no Teatro Dolby, em Los Angeles. A primeira festa de entrega dos Prêmios da Academia promovido anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fundada em Los Angeles, aconteceu no dia 11 de maio de 1927. É também a mais antiga cerimônia de premiação na mídia.

Katharine Hepburn faturou quatro Oscars (Foto: Divulgação)

A atriz que mais ganhou o premio foi Katharine Hepburn (4) e o ator foi Daniel Day Lewis (3). O homem que mais faturou a estatueta foi Walt Disney (22) e a mulher foi a estilista Edith Head (8). A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi criada Louis B. Mayer, um dos fundadores da MGM.

Hotel Roosevelt onde aconteceu a primeira premiação (Foto: Divulgação)

A primeira entrega do Oscar aconteceu em 16 de maio de 1929, no Hotel Roosevelt, em Hollywood. A cerimônia foi apresentada pelo ator Douglas Fairbanks e pelo diretor Wiliam C. de Mille. O melhor ator foi Emil Jannings pelos filmes A Última Ordem e Tortura da Carne, a melhor atriz foi Janet Gaynor pelos filmes Sétimo Céu, O Anjo das Ruas e Aurora.

Janet Gaynor a primeira atriz a receber o Oscar (Foto: Divulgação)

O melhor filme, produção foi Asas, o melhor filme, produção artística foi Aurora, o melhor diretor de comédia foi Lewis Milestone por Dois Cavaleiros Árabes, o melhor diretor de drama foi Frank Borzage por Sétimo Céu, o melhor roteiro, história original foi Ben Hecht por Paixão e Sangue e melhor roteiro, Adaptação foi para Benjamin Glazer de Sétimo Céu.

Teatro Dolby onde acontecerá a entrega do Oscar (Foto: Divulgação)

Para hoje, a 90ª cerimônia de entrega dos Oscars acontecerá no Teatro Dolby, em Los Angeles, e terá como apresentador o comediante Jimmy Kimmel. O Oscar é uma pequena estatueta de 35 cm de altura pesando quase quatro quilogramas, feita de estanho folheada e ouro de catorze quilates, em forma de um cavaleiro sobre um pedestal no formato de um rolo de filme, com uma espada cruzada atravessada verticalmente no peito.

Gostou ?
Compartilhe !