Fernando Machado

Hermes Gadêlha brilha na ciência

Hermes Buarque Gadêlha, físico e matemático, encontra-se na tradicional Universidade de Cambridge, na Inglaterra, onde faz parte do Trinity Hall, como pesquisador em matemática aplicada à modelagem do movimento flagelar do espermatozoide humano. Hermes é o primeiro pesquisador desta Instituição, onde grandes nomes da ciência por ali passaram como Stephen Hawking. Hermes é associado também ao laboratório Cavendish, onde renomados físicos como Maxwell, Thomson e Rutherford se consagraram.

hermes-gadelha2
Doutor Hermes Gadêlha pela Universidade de Oxford (Fotos: Cortesia)

Cambridge é a instituição com mais prêmio Nobel (88), dos quais 29 foram pesquisadores do Cavendish. Hermes Gadêlha fez graduação e mestrado em Física na UFPE, onde deu inicio as atividades de pesquisa na área de formação de padrões em fluxos viscosos. Em 2007, durante seu doutoramento em Matemática na Universidade de Oxford, Inglaterra, voltou-se ao campo da biologia matemática, especializando-se em aspectos bio-fluidodinâmicos da reprodução humana e da locomoção de microorganismos.

hermes-gadelha1
Hermes Gadêlha um orgulho para o Brasil e nós pernambucanos

Atualmente Hermes, filho do artista plástico Flávio Gadelha e da socióloga Laura Burque, faz parte do Research Fellow in Mathematics do Trinity Hall, Universidade de Cambridge, no Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica. Este notável doutor pernambucano é também associado ao Centro de reprodução humana do Hospital da Mulher em Birmingham.

Gostou ?
Compartilhe !