Fernando Machado

Gente da Bahia: Martha Vasconcellos

Roberto Macedo, Martha Vasconcelos e este cronista (Foto: Janisson Bezerra)

Há cinco anos fui até Salvador para prestigiar a noite de autógrafos da biografia da psicóloga e Miss Universo de 1968, Martha Vasconcellos, que aconteceu na Associação Comercial da Bahia. A obra que faz parte da Coleção Gente da Bahia, foi escrita pelo missologo e jornalista Roberto Macedo. Apesar das chuvas cerca de 700 pessoas estavam no salão nobre da Associação Comercial recebendo seu autografo.

O presidente da Assembleia Marcelo Nilo e o presidente da Associação Marcos de Meirelles Fonseca (Foto: Fernando Machado)

Martha é nome de viaduto em Salvador, de Alameda num Shopping Center e de uma Rua em Vitória da Conquista, além de ter sido citada no samba enredo da Salgueiro, escola campeã do carnaval carioca de 1969. O livro traz os principais acontecimentos da vida da miss, desde o seu nascimento até os dias atuais. São 20 capítulos, com direito a eleição do Miss Bahia, do Miss Brasil e do Miss Universo, sua chegada apoteótica a Salvador com mais de 300 mil pessoas nas ruas.

Karina e Leonardo Vasconcellos Loureiro, Leilane Vasconcellos Loureiro e Rodrigo Souza (Foto: Fernando Machado)

Roberto nos leva a passear com Martha Vasconcellos nas suas viagens pelo mundo, nos conflitos pela sobrecarga de trabalho, pelos casamentos, pela vida de celebridade, pelo período de estudo de psicologia em Boston (EUA), pelos anos trabalhando com mulheres vítimas de violência doméstica. Falaram na ocasião Roberto Macedo, Martha Vasconcellos, o presidente da Assembleia deputado Marcelo Nilo e o presidente da Associação Comercial Marcos Meirelles da Fonseca.

Miss Bahia de 2006 Juliana Pina e a Miss Brasil de 1991 Patrícia Godoi (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !