Fernando Machado

General Márcio assume o comando da 7ª RM

b-maria-de-fatima-marcio-roland-heise

Maria de Fátima e Márcio Roland Heise (Foto: Fernando Machado)

Apesar da noite fria São Pedro abençoou a passagem de comando da 7ª Região Militar, que aconteceu ontem à noite no seu Quartel General, na Cidade Universitária. Por conta do luto decretado pela presidente Dilma Rousseff devido ao falecimento do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, a Banda Música do CMNE, sob a regência do tenente Walter Rubens Farias, não executou hinos e canções militares, apenas marchas de cadencias.

b-joao-carlos-jesus-correia-leila

João Carlos Jesus Correia e Leila  (Foto: Fernando Machado)

Primeiro tivemos a inauguração do retrato do general João Carlos Jesus Correa, na Galeria dos Ex-Comandante da instituição, localizado no gabinete do comando da 7ª Região Militar. O cerimonialista desta parte, assim como da passagem de comando, foi o Major Campos. Tivemos a fala do general Marcio Heise o substituto do general Jesus Correia. Que entre outras coisas disse “quando for tomar uma decisão olharei para a fotos dos meus antecessores e balançarem a cabeça positivamente assino em baixo”.

b-manoel-luiz-narvaz-pafiadache-cleonice

Manoel Luiz Narvaz Pafiadache e Cleonice  (Foto: Fernando Machado)

Na sequencia o comandante do CMNE, general Manoel Luiz Narvaz Pafiadache fez um breve discurso e convidou a esposa do general Jesus Correia, dona Leila Correia, para descerrar a fotografia do marido. Seguindo o protocolo entregou uma lembrança para o general Jesus Correia. Coube ao coronel Luciano Pinho entregar a bandeira de tremulou nos 16 meses de seu comando ao general Jesus Correia. Maria de Fátima Heise entregou uma corbeille de rosas para Leila Correia e vice versa.

b-glaucia-ananias-leila-correia-maria-de-fatima-heise-pia-de-souza

Gláucia Ananias, Leila Correia, Maria de Fátima Heise e Pia de Souza  (Foto: Fernando Machado)

Depois os convidados foram para o pátio externo do QG para a cerimônia propriamente dita de passagem de comando. A lua cheia não deu sinal de sua graça, mas um uma ave sobrevoou o local, numa coreografia linda, enquanto aeronaves diversas vezes cruzaram os céus do santuário verde oliva. Todas as bandeiras do nordeste ficaram a meio pau e as palmeiras imperiais faziam som como se quisesse substituir a trilha sonora da festa. Aliás me emocionou e isso  por conta do vento.

b-luiz-fernando-dutra-bastos-clauda

O brigadeiro Luiz Fernando Dutra Bastos e Claudia (Foto: Fernando Machado)

A tropa composta por 13 pelotões, cerca de 250 homens, estava perfilada, dando aquele toque de pompa. Tivemos a fala do comandante que se despedia, por sinal com toque de poesia à família e ao Exercito. E finalizou dizendo que corpo, a alma e o coração eram pernambucanos. Na sequencia o coronel Madeiros Junior leu o histórico funcional do general Jesus Correia. Depois o general Pafiadache fez uma saudação.

b-nilson-ananias-glaucia

O general Nilson Ananias e Gláucia  (Foto: Fernando Machado)

No roteiro tivemos ainda a leitura do curriculum vitae do comandante que assumia, pela tenente Eveline. Então surge o momento mais aguardado, quando o general Jesus Correia entregou as funções para o general Marcio, sob os olhares do general Pafiadachi. Finalmente aconteceu o desfile da tropa em continência ao novo comandante da 7ª RM, começando pela Banda de Música do CMNE e terminando com o Grupamento da Companhia Comando. Um destaque para o pelotão da caatinga, era pernambucanidade mostrando sua cara.

b-leila-correia-cleonice-pafiadache-maria-de-fatima-heise

Leila Correia, Cleonice Pafiadache e Maria de Fátima Heise  (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !