Fernando Machado

Festival Moacir Santos

Em tributo à obra de um dos mestres da música popular brasileira, será realizada nos dias 2 e 3 de agosto o I Festival Moacir Santos, no Teatro de Santa Isabel. O evento traz a Pernambuco, estado onde nasceu o Ouro Negro, grandes nomes do jazz mundial e nacional. Na programação estão Mark Levine & The Latin Tinge, de São Francisco (CA), e The Clare Fischer Big Band, de Los Angeles (CA), além do Quarteto Coisas e da Banda Ouro Negro, ambos do Rio de Janeiro.

f-moacir-santos-guto-costa

O ícone de ébano Moacir Santos (Foto: Guto Costa)

O Festival Moacir Santos conta, ainda, com duas mesas redondas, que recebem diversos músicos e pesquisadores para debater o impacto da música de Moacir Santos nos Estados Unidos, sua linguagem jazzística afro-brasileira e o Projeto Ouro Negro e seus desdobramentos.

f-mark-levine

O pianista Mark Levine no Festival Moacir Santos (Foto: Divulgação)

Moacir Santos (1923/2006) começou a carreira musical aos 14 anos tocando saxofone, clarinete e trompete na banda de Flores no Pajeú. A partir daí, o jovem negro, pobre levou sua música pelo Brasil afora. Em Pasadena, na Califórnia, viveu seus últimos anos criando trilhas para o cinema e ministrando aulas de música.

Gostou ?
Compartilhe !