Fernando Machado

Festival Gastronomico de Pernambuco 2014

b-luiz-eduardo-antunes-romeu-batista-joão-lyra-neto-leila-queiroz2

Luiz Eduardo Antunes, Romeu Baptista, João Lyra Neto e Leila Queiroz (Foto: Fernando Machado)

“Olinda, cidade heróica, / Monumento secular / Da velha geração… Olinda! / Serás eterna e eternamente viveras / No meu coração! / Quisera ver / Teu passado, Olinda, / Quando era ainda cheia de ilusão, / Para contemplar a tua paisagem / Para olhar teus mares, Ver teus coqueirais… / Pular na rua com a meninada, / Brincar de roda e de cirandinha… / Depois subir a ladeira do mosteiro, / Rezar a Ave Maria E nada mais, / Rezar a Ave Maria E nada mais… / Olinda! Eterna! / Olinda! Eterna!”

b-cesar-santos-flavia-de-gusmão-marcio-sena

Cesar Santos, Flávia de Gusmão e Marcio Sena (Foto: Fernando Machado)

b-clovis-viana-claudio-manoel3

Clovis Viana e Claudio Manoel (Foto: Fernando Machado)

Foi com essa musica de Capiba, que aconteceu o retorno do XIII Festival Gastronômico de Pernambuco, ao Campo das Princesas, depois de dois anos, acontecendo no Forte do Brum e no Convento de São Francisco, em Olinda, devido a reforma. O evento este ano teve como tema Sabores Retrô da Cozinha Brasileira. Coube ao governador João Lyra Neto e a primeira dama Leila Queiroz comandarem, pela primeira e última vez, a festa que, por sinal, foi esplêndida.

b-dj-fernando-ramos

O DJ Fernando Ramos (Foto: Fernando Machado)

b-fabio-guimarães-carla-arraes4

Fábio Guimarães e Ângela Mota (Foto: Fernando Machado)

A decoração assinada por Robson Chagas remetia aos anos 70 e 80, com direito imagens da novela global Dancin’Days, espirais de tecidos brancos, além de bolas de glitter e sobre as mesas aqueles abacaxis de plástico, cafonas mais o must, na época. Acontece que a turma não estava nem ai para admirar a beleza centenária daquele santuário. A turma estava a fim de comer e beber. Então tá.

b-gilda-costa-anna-corinna-alexsandra-costa

Gilda Costa, Anna Corinna e Alexsandra Costa (Foto: Fernando Machado)

b-grazi-valera-alcindo-beltrão

Grazi Valera e Alcindo Queiroz (Foto: Fernando Machado)

O bufê da Arcádia estava de a gente rezar para São Judas Tadeu. Tínhamos canapés, camarão natural com fita de ervilha, tartallete com saladinha de maçã e fios de ovos, risolle de franco, cubo de queijo com presunto e azeitonas, cone de camarão. Como pratos quente podia-se degustar bobó de camarão, estrogonofe de frango, arrumadinho de carne de sol, com um vinagrete dos deuses, e arroz piamontese. Como sobremesas funduê de chocolate, morango e uva.

b-jonatas-moreira-rivandro-frança

Jonatas Moreira e Rivandro França (Foto: Fernando Machado)

b-juliano-motta-leandro-ricardo-robson-chagas

Juliano Motta, Leandro Ricardo e  Robson Chagas (Foto: Fernando Machado)

Os mais apurados adoraram o DJ Nando, que arrasou colocando logo no inicio músicas de Capiba, sem saber que naquela data ele estava comemorava 110 anos. Sem dúvida, a pièce de résistance da noite no quesito música. Outro momento musical de a gente ficar babando foi aquele do quarteto Encore, formado por músicos da Orquestra Sinfônica do Recife, promovendo um verdadeiro recital de músicas eruditas.

b-marcos-arraes-carla

Marcos Arraes de Alencar à côté Carla (Foto: Fernando Machado)

b-paulo-pinho-cesar-santos

Paulo Pinho e César Santos (Foto: Fernando Machado)

Impossível citar presenças, entre os quinhentos convidados, todavia lembraríamos os secretários Romeu Batista e Luiz Eduardo Antunes, os ícones da nossa gastronomia e também de outros estados. O chef César Santos e Marcio Sena estavam em estado de graça pelo sucesso do evento. Não poderíamos esquecer de jogar o tapete vermelho também para Carla Leal Arraes, administradora do Palácio. No final da noite caiu chuvinha, alguns correram mas, a maioria como aquela planta, comigo ninguém pode. No final ficou aquele gostinho de quero mais, e claro somente em 2016.

b-rachel-lorencio-david-pinho

David Pinho e Rachel Florêncio (Foto: Fernando Machado)

b-renato-valadares-miau-caldas-andre-falcaão

Renato Valadares, Miau Caldas e André Falcão (Foto: Fernando Machado)

Ao deixar os jardins do Palácio do Campo das Princesas ouvi também de Capiba: “Madeira do Rosarinho / Vem a cidade sua fama mostrar / E traz com seu pessoal / Seu estandarte tão original / Não vem pra fazer barulho / Vem só dizer… e com satisfação / Queiram ou não queiram os juízes / O nosso bloco é de fato campeão / E se aqui estamos, cantando esta canção / Viemos defender a nossa tradição / E dizer bem alto que a injustiça dói / Nós somos madeira de lei que cupim não rói”.

b-estatua

O Palácio do Campo das Princesas vista da Praça da República (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !