Fernando Machado

Festival de Gastronomia do Porto Fino

Cerca de 630 convidados degustaram um cardápio preparado pela chef Rafaela Suassuna, na inauguração da Portofino Zona Sul, em Piedade, que foi de fazer inveja a Apicius. Nossos olhos passeava na principal com mix de verdes e roxos, tomate cereja, mussarela de búfala e pesto de manjericão, salada verde com chévre, amêndoas laminadas e azeite de romã, presunto San Danielle fatiado acompanhado de aspargos verdes e cream cheese, ostras frescas temperadas com limão siciliano, pimenta do reino, ovas de salmão, rondellis de lagosta e camarões gigantes em vapor de gengibre com mix de molhos orientais, no contraponto uma tábua de queijos.

jj-salao-gleyson-ramos
Uma vista do salão principal da Portofino ZS (Foto: Gleyson Ramos)

E um exército de garçons, não parava de circular com bandejas de roquefort com peras laminadas e nozes em copinhos de cachaça, licchia recheada com flor de Parma e cream cheese, galette de frango defumado com cebola roxa caramelizada, minimousse de salmão com ragout de alho poró, sopinha thai com camarão, leite de coco, gengibre e curry, salada sautée de legumes com peixe branco e perfume de gengibre, ceviche de polvo com cebola roxa e pimentões coloridos, queijo brie quente com frutas secas e torradas de centeio, wrap de provolone com geleia de uísque, carpaccio de vitela ao molho mediterrâneo com torradas pita toast, saladinha de bacalhau com olivas negras.

jj-lucinha-cascao-gleyson-ramos
Lucinha Cascão diante da sua ilha de doces (Foto: Gleyson Ramos)

Ainda filé de robalo ao molho de coco acompanhado de pirão e legumes cozidos, escondidinho de mandioquinha salsa e batata baroa com carne seca perfumada com erva-doce e requeijão do norte, ravioli de gruyére em azeite de trufas, filé mignon fatiado ao molho de especiarias acompanhado de risoto de cogumelos frescos, risoto de limão com camarões flambados na cachaça. Na ilha de doces lembramos minicheese cake de amora, pudim de laranja da terra, brigadeiro de copinho, salada de frutas exóticas, sorvetes Fri-Sabor, minimousse de iogurte com coulis de carambola.

jj-aurelio-rodrigues-mario-costa
Aurélio Rodrigues e Márcio Costa na Portofino ZS (Foto: Fernando Machado)

Ainda café expresso Lavazza, chá de limão e de frutas vermelhas, petit fours de limão e canela, rabanada pernambucana, bombocados de Rosa Didier. Tudo isso acompanhado por uísque Logan, champanhe Moet Chandon e Veuve Clicquot, sucos de abacaxi com hortelã, melancia com gengibre, laranja com acerola, clorofila com limão e canela.

Gostou ?
Compartilhe !