Fernando Machado

DP é um Orgulho de Pernambuco

O Teatro de Santa Isabel é um dos orgulhos de Pernambuco. Mandado construir em 1859 pelo governador Francisco do Rego Barros (Conde da Boa Vista) o projeto foi assinado pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier, é um símbolo de glamour. Seu estilo neoclássico guarda muitas histórias e estórias da nossa política, do teatro e da música. Aquele lustre de Bacarat encantou entre outros a bailarina Anna Pavlova, o pianista Arthur Rubinstein, o violinista Isaac Stern, a cantora Elizete Cardoso, a atriz Bibi Ferreira.

d-joezil-barros-guilherme-machado
O presidente Joezil Barros e o diretor Guilherme Machado (Fotos: Fernando Machado)

Ali Castro Alves declamou uma poesia para seu grande amor Eugênia Câmara. Ali Maciel Pinheiro, Silva Jardim e Martins Júnior clamaram pelo advento da Republica. Ali José Mariano e Joaquim Nabuco deram verdade à frase: “Ganhamos aqui a causa da Abolição.” Ali Rui Barbosa fez sua pregação civilista. Pois foi ali que o Diário de Pernambuco entregou o prêmio Orgulho de Pernambuco para 30 personalidades, comemorando seus 185 anos de fundação.

d-palco
Lenine e a Orquestra Criança Cidadã no palco

O DP foi fundado no dia 7 de novembro de 1825 e TSI foi inaugurado no dia 14 de maio de 1850. Era como se fosse o irmão mais velho querendo agradecer ao mais novo. A noitada foi esplendida. Os mestres de cerimônias, o poeta matuto Antônio Marinho e a jornalista Silvana Batalha, convidaram para falar o presidente Joezil Barros, o secretário Evaldo Costa e o prefeito Milton Coelho. Tivemos a execução do Hino de Pernambuco pelo tenor Ricardo Farias acompanhado do pianista Fábio Valois.

d-margarida-barros-glaucia-machado
As senhoras Margarida Barros e Gláucia Machado

A partir dai começou a entrega dos prêmios por Joezil Barros, Guilherme Machado, Gladstone Vieira Belo, Pedro Freire, Solon de Castro Lucena e Ana Dubeux. O primeiro a receber o troféu O Jornaleiro criado por Adriano Soares foi o medico Adelson Alves (leia-se Cordcell) e o último o cantor Lenine. Ainda tivemos a apresentação da Orquestra Criança Cidadã do Coque, regida pela maestrina Aline Lima, e da cantora Mônica Feijó enquanto no telão eram exibidos filmes sobre o que o Diário de Pernambuco fez e pretende fazer. Depois foi servido um coquetel (ou seria jantar?) nos jardins do TSI.

d-alano-vaz-ana-lucia-belo-suzana-miguel-jabour
Alano Vaz, Ana Lúcia Belo, Suzana e Miguel Jabour

O cardápio da Porto Fino, by chef Rafaela Suassuna, batizado “Do Litoral ao Sertão” era de se comer ajoelhado. E para vocês ficarem com água na boca escolhi alguns itens: Na Ilha Litoral salada de bacalhau, creme de aratu, ensopado de siri, caldinho de jerimum e agulhinha inteira frita com gominho de limão. Na Ilha Zona da Mata salada de batata doce com lasca de faisão e maionese de gengibre, escondidinho de macaxeira com charque, arrumadinho de feijão verde com carne de sol e vinagrete balsâmica, gratinado de jerimum com queijo de cabra e legumes crocantes.

d-antonio-marinho-rosangela-barros-silvana-batalha
No palco do TSI Antônio Marinho, Rosangela Barros e Silvana Batalha

Na Ilha Sertão cubos de cordeiro ao molho de especiarias acompanhado de cuscuz sertanejo, charque desfiada com vinagrete e cebola e tomate com farofa de bolão, filé de surubim ao molho de manga acompanhado de purê de mandioquinha salsa. E na Ilha de Doces, compotas de frutas regionais, bolo de rolo, bolo de mandioca, bolo de macaxeira, queijo de manteiga, queijo do reino e creme de leite fresco, além de tarecos pernambucanos, quero mais neguinha, bom-bocado, queijadinha, mini quindim e nego bom. De parabéns Rosangela Barros e Branca Góes pela coordenação da premiação.

Gostou ?
Compartilhe !