Fernando Machado

Uma noite de gastronomia inesquecivel   

b-richard-reiter-david-guas

Richard Reiter e David Guas (Foto: Fernando Machado)

b-david-guas-mariane-ferreira-matheus-cavalcanti-andre-vilela-isabela-jarocki-fernando-fonseca

David Guas, Luana Barros, Matheus Cavalcanti, André Vilela, Isabella Jarocki e Fernando Fonseca (Foto: Fernando Machado)

O Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife, leia-se o cônsul geral Richard Reiter, e a consulesa Valéria, movimentaram, sexta-feira, no Beach Club, no Sheraton Reserva do Paiva, um jantar de a gente comer rezando para Nossa Senhora Aparecida. Tivemos três destaques no encontro: o chef norte-americano David Guas, e o chef português Fernando Fonseca prepararando pratos de New Orleans e de Portugal, respectivamente e a participação dos alunos da Faculdade Boa Viagem.leia-se Isabella Jarocki.

b-cesar-santos-david-guas-isabela-walter

Cesar Santos, David Guas, Fernando Fonseca, Isabella e Walter Jarocki (Foto: Fernando Machado)

O que poderia ter sido um duelo de titãs foi na verdade um encontro de alta gastronomia, no Beach Club, que fica debruçado para uma enorme piscina e mais um pouquinho o mar. Esse encontro chiquérrimo fez parte da comemorações dos 200 anos do Consulado dos Estados Unidos no Recife. Nesta grande de gastronomia tivemos três speeches. Uma do cônsul Richard Reiter, e as duas últimas dos chefs David e Fernando, explicando seus pratos.

b-ana-paula-stutz-valeria-reiter-tinane-almeida

Ana Paula Stutz, Valeria Reiter e Tinane Almeida (Foto: Fernando Machado)

Durante o jantar, o chef Cesar Santos nos confidenciou que foi um sucesso as aulas que o chef David Guas proferiu para os alunos da Faculdade Boa Viagem, assim como em Natal no Rio Grande do Norte e em Caruaru, além da comunidade carente mantida pelo Instituto Shopping Recife, em Boa Viagem. Neste último David Guas ensinou como preparar Jambalia de frango e de linguiça, um prato muito tradicional na sua terra natal, Nova Orleans.

b-joanna-ferreira-matt-anna-keener

Joanna Ferreira, Matt e Anna Keener (Foto: Fernando Machado)

Antes do jantar foi servido um coquetel de polvo com batata doce e compota de cebola roxa, salmão marinado com alecrim e creme azedo, bruscheta de Parma, tomate e manjericão, ostras frescas com limão, queijo de coalho com carne de sol e cebola, vieiras defumadas com manteiga de pimenta, porco com especiarias e cerveja, além de um bobó de Mexilhão. Para jantar tivemos no cardápio Lobster Maison by chef Guas, bacalhau prime salteado com espargos e shimeji by chef Fonseca.

b-guido-stutz-david-ruas-richard-reiter-fernando-fonseca

Guido Stutz, David Guas, Richard Reiter e Fernando Fonseca (Foto: Fernando Machado)

Ainda grilled New Orleans style BBQ Shrimps & Grits by Chef Guas, filete de dentão e sua crosta de mandioca com molho de moqueca by Chef Fonseca e como sobremesa baby buttermilk beignets by Chef Guas. Lembra muito sonho, mas sem recheio e tem uma cobertura de açúcar mofo que é uma maravilha. Nessa mistura de pratos de Nova Orleans e portugueses, quem saiu ganhando foram os privilegiados que participaram do dinner.

b-lucinda-eulalio-homero-eulalio-silva-vieira

Lucinda Eulálio e Homero Eulálio Vieira (Foto: Fernando Machado)

Conhecido por manter viva a culinária de Nova Orleans, na Louisiana. David Guas escolhido pela revista O de Oprah Winfrey, vom um dos 10 melhores chefs da pastelaria dos Estados Unidos e também finalista do People’s Best New Chef in the Country, promovido pela revista Food & Wine. Na TV, foi apresentador do programa American Grilled (Travel Chanel) e fez diversas participações no The Today Show (NBC) e Chopped (Food Network) e Uniques Sweets (Cooking Chanel. Sai de lá com aquele gostinho de quero mais.

b-pascoal-ktia-romijn

Pascoal e Katia Romijn (Foto: Fernando Machado)

b-rose-blanc

Rose Blanc (Foto: Fernando Machado)

 

Gostou ?
Compartilhe !