Fernando Machado

De volta para o passado

Há 110 anos, o governador Estácio Coimbra transferia sua residência do Palácio do Campo das Princesas para o prédio da Chefatura de Policia na Rua da Aurora.

Há 110 anos, acontecia no Teatro Santa Isabel, concerto organizado pela atriz Isolina Santori.

Há 105 anos, nascia nos Estados Unidos, o ator Van Heflin, que morreu no dia 23 de setembro de 1971.

Há 100 anos, nascia no Rio Grande do Sul, Edu da Gaita (Eduardo Nadruz), que morreu no dia 23 de agosto de 1982.

Há 85 anos, o Santa Cruz ao vencer o Torre por 2 x 0, no Campo da Jaqueira, com os gols de Miro e Estevam, era campeão pernambucano de futebol de 1931, pela primeira vez. O Torre jogou com Xexéu, Pedro e Barreto; Miro, Arlindo e Hermes, Leleco, J. Dantas, Danzi, Piaba e Valença 2. O Santa com Dadá, Sherlock e Fernando; J. Zezé, Julio e Dóia, Walfrido, Aluizio Cabral (Popó), Tará, Lauro e Estevam. O juiz foi José Fernandes.

Há 85 anos, morria em Pernambuco, o poeta Fernando Griz, que nasceu no dia 13 de junho de 1876.

Há 80 anos, acontecia uma regata interestadual na Rua da Aurora, trecho Cais da Ponte da Boa Vista até a Ponte Princesa Isabel. A prova foi vencida pelo Centro Náutico Potengi de Natal com João Ricardo, Rivaldo Vieira, Humberto Nezi e José Leão. A primeira prova de Skiff aqui realizada em dois mil metros venceu o Vitória de Salvador (BA), com Henrique Cardoso e Silva.

Há anos 80 anos, acontecia um prova de natação 500 metros. 1º lugar ficou com Orlando Araujo (Sport), em 2º lugar Oscar Borel (Náutico). No out riggfer venceu o Sport e em 2º ficou o Náutico.

Há 80 anos, morria no Hotel Souza Dantas, no Rio de Janeiro, na Laranjeiras, Carlos Lyra Filho, industrial e jornalista, dono do Diário de Pernambuco, que nasceu no dia 26 de março de 1882.

Há 55 anos, era inaugurada, no 9º andar do Edf AIP, a nova sede do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco. O presidente era Abdias Moura.

Há 50 anos, nascia em Pernambuco, a jornalista Maria da Conceição Britto (Ceça Britto), que morreu no dia 5 de dezembro de 2016.

Há 36 anos, se casavam na Igreja dos Manguinhos, Mônica Rios e José David Gil Rodrigues. A cerimônia foi presidida pelo padre francês Philippe.

Há 35 anos, acontecia o campeonato de Kart de 1981. O campeão foi Eduardo Gaspar, 2º lugar ficou Luiz Parisi, 3º lugar Luiz Carlos Henning e 4º lugar Alexandre Borges (estreantes). Na classe graduada venceu Alzé Fulco, em 2º lugar ficou Pinteiro Neto e em 3º Rui Turza.

Há 20 anos, morria em Pernambuco, a pianista Ada Alimonda, que nasceu no dia 14 de janeiro de 1915.

Gostou ?
Compartilhe !