Fernando Machado

De volta para o passado

clark-gable-1931

Há 115 anos, nascia nos Estados Unidos, o ator Clark Gable, que morreu no dia 16 de novembro de 1960.

waldemar-lopes

Há 105 anos, nascia em Pernambuco, o jornalista Waldemar Lopes, que morreu no dia 21 de outubro de 2006.

Há 95 anos, era inaugurado pelo arcebispo Dom Sebastião Leme, na Rua Visconde do Rio Branco, 457 (atualmente Rua da Aurora) o Pensionato Acadêmico. Ele era dirigido pelo cônego João de Barros Uchoa.

Há 85 anos, nascia na Rússia, o líder político Bóris Yeltsin, que morreu no dia 23 de abril de 2007.

Há 60 anos, a professora Maria das Dores Muniz inaugurava, na Rua dos Navegantes, 363, em Boa Viagem, o Ginásio Colégio Santa Maria.

capitão-galvão-swanta-maria

Capitão Henrique Galvão e o Santa Maria (Fotos: Divulgação)

Há 55 anos, chegava ao Porto do Recife, o transatlântico português Santa Maria. O capitão Henrique Galvão (1895/1970) desiludido com o governo de Salazar, iniciou uma conspiração ao lado de outro militares, em Curacão embarcou clandestinamente no Santa Maria com 612 passageiros e 350 tripulantes. No dia seguinte os rebeldes se entregaram às autoridades do Brasil. O jornalista Eunício Campelo (1919/1979) do Jornal do Commercio virou herói ao cobrir o acontecimento.

buster-keatont

Há 50 anos, morria nos Estados Unidos, o comediante Buster Keaton, que nasceu no dia 4 de outubro de 1896.

Há 45 anos, era eleito Rei Momo, Diógenes Fonseca e em 2º lugar ficou Serafim Lapenda. O concurso aconteceu no auditório da TV Clube, Canal 6.

jesus-henrique-lenda-do-arco-iris72

Jesus Henriques (Foto: Divulgação)

Há 40 anos, acontecia o III Baile dos Vassourinhas, o Português. Grande Prêmio foi para Múcio Catão com A Besta Fera do Apocalipse. No Luxo masculino venceu Jesus Henriques com Jupiter Superstar. Em Originalidade ganhou Almir da Paixão  com Homenagem ao III Baile dos Vassourinhas.

almir-viva-recife

Almir da Paixão (Foto: Museu da Cidade do Recife)

Na comissão julgadora Sinhá Alencar, Gloria Melo, Lais Cabral da Costa, Rosa Guerra, Helena Pessoa de Queiroz Gomes, Dayse Holanda Cavalcanti, Zacharias do Rego Monteiro, Marcilio Campos e Ricardo de Castro. Uma presença que nunca ia a um baile estava lá a comendadeira Helena Lundgren.

Há 35 anos, acontecia o Baile dos Artistas na sede do Batutas de São José, no Cais de Santa Rita. O homenageado foi o mestre Gilberto Freyre.

Há 10 anos, morria em Pernambuco, o líder político, Abelardo Godoy, que nasceu no dia 3 de setembro de 1923.

carlson-gracie-1956-oglobo2

Há 10 anos, morria nos Estados Unidos, o desportista Carlson Gracie, que nasceu no dia 12 de agosto de 1933.

Gostou ?
Compartilhe !