Fernando Machado

De volta para o passado

carlos-gardel2

Há 125 anos, nascia na França, o cantor Carlos Gardel, que morreu no dia 24 de junho de 1935.

noel-rosa

Há 110 anos, nascia no Rio de Janeiro, o compositor Noel Rosa, que morreu no dia 4 de maio de 1937.

cardeal-arcoverde

Há 110 anos, Joaquim Arcoverde (1874/1897) se tornava o primeiro Cardeal da América Latina.

faculdade-de-direito-manuel-francisco-marinho

Há 104 anos, era inaugurada a Faculdade de Direito do Recife, construído por José de Almeida Pernambuco. O projeto arquitetônico eclético, com predominancia do estilo neoclássico, foi de autoria do arquiteto francês Gustave Varin.

flamengo-1915

Há 100 anos, o Flamengo ao vencer o Torre por 3×1, no campo do British Country Club, se tornava super campeão invicto de 1915 de futebol. O Flamengo jogou com Luiz, Alves e Albuquerque; Frederico, Ruy e Abdon; Waldemar, Gastão, Taylor, Percy Fellows e Lelis. O Torre com Lopes; Antunes e Austregésilo; Barros, Mario Pinto e Luiz; Barreto, Cleto, Álvaro, Gatis e Sidnei. O presidente da Liga tenente, Henrique Jacques, decidiu não realizar um segundo turno, porque o Santa Cruz, o Flamengo e Torre, terminaram o primeiro turno empatados.

clodomir-vianna-moog2

Há 70 anos, chegava ao Recife o ensaísta Clodomir Vianna Moog (1906/1988).

Há 60 anos, viajava até o Rio de Janeiro, para o campeonato brasileiro de remo. Os pernambucanos convocados foram Jeronimo Maranhão, Paulo Araujo, Carlos Pioronneck, Paulo Montezuma, Edson Macedo, Hosé Falcão, Emanuel Wilson, Luiz Albino, Everaldo Bechara, Marcelo Jacques, Antônio Patrão, Tacito Muniz, José Constantino e Claudio Romero. Timoneiros Moacir Neves e José di Francisci. Técnicos: Hugo Laprovitera e Mario Maranhão.

Há 45 anos, Francisco Brennand inaugurava seu ateliê, na Várzea.

Há 43 anos, se casavam na Igreja de São Pedro dos Clérigos, Marta Brito Alves e Marcos Freire. A noiva usou um modelo de Teodice Lacerda e o noivo um terno da Casa Paris. A cerimônia foi presidida pelo Monsenhor Severino Nogueira.

Gostou ?
Compartilhe !