Fernando Machado

De volta para o passado

honore-de-balzac

Há 165 anos, morria na França, o escritor Honoré de Balzac, que nasceu no dia 20 de maio de 1799.

antonio-silva-jardim3

Há 155 anos, nascia no Rio de Janeiro, o escritor Antônio da Silva Jardim, que morreu no dia 1 de julho de 1871.

manoel-borba-fundaj2

Há 100 anos, Manoel Antonio Pereira Borba, do Partido Republicano Democrático, candidato único, era eleito governador de Pernambuco (1915/1919).

shelley-winters

Há 95 anos, nascia nos Estados Unidos, a atriz Shelley Winters, que morreu no dia 14 de janeiro de 2006.

Há 90 anos, chegava ao Recife, pelo vapor Manaus, depois de lutarem no sul, os soldados do 21º Batalhão de Caçadores. Eles desfilaram pelas ruas do porto até o quartel do 7ª RM, a Rua do Hospício.

Há 85 anos, Miss Europa de 1930, Alice Diplarakou, chegava ao Recife, a bordo do Cuiabá, e era homenageada com um chá na Confeitaria Glória.

Há 85 anos, a colônia libanesa oferecia uma banquete no Clube Internacional do Recife, para a Miss Líbano Laila Zoghbi, que chegou ao Recife a bordo do Cuiabá.

Há 85 anos, no palacete de empresário e senhora Nissen Bensoussan, acontecia uma tarde de chá para a Miss Turquia, Mubedjel Namik.

Há 60 anos, morria em Portugal, o empresário Aníbal Cardoso dos Santos, diretor da Tecidos Cardoso, que nasceu no dia 20 de janeiro de 1907.

Há 55 anos, acontecia na França, o Concurso de Venus e Apolo de 1960. Os vencedores foram Runny Lievan e o advogado brasileiro Márcio Almeida.

maria-das-dores-antonio-pereira

Dona Maria das Dores desatando as mãos do filho, padre Pereira, que foram ungidas para o serviço sacerdotal (Foto: Acervo PP)

Há 14 anos, acontecia a ordenação do Padre Antônio Pereira, em Capitão de Campo, no Piauí, presidida por Dom Eduardo Ziesik.

mercedes-baptista2

Há um ano, morria no Rio de Janeiro, a primeira bailarina negra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Mercedes Baptista, que nasceu em 1921.

Gostou ?
Compartilhe !