Fernando Machado

De volta para o passado

Há 168 anos, era inaugurado o teatro mais antigo de Pernambuco, o Apolo.

Há 115 anos, nascia em Pernambuco, o artista plástico Vicente do Rego Monteiro, que morreu no dia5 de junho de 1970.

Há 100 anos, era inaugurado na Rua do Príncipe, o Hospital Geral do Recife (Exercito). Primeiro no local funcionou um convento.

vicente-do-rego-monteiro-pele-cruzeiro-70

Há 95 anos, acontecia no Atelier do fotografo Pierreck, vernissage do artista plástico Vicente do Rego Monteiro.

Há 90 anos, acontecia no Diário de Pernambuco, concerto com o tenor Santos Moreia, acompanhado do maestro Alberto Figueiredo.

Há 85 anos, nascia em Pernambuco, o jornalista Aurecilio Soares de Lima, que morreu no dia 21 de janeiro de 1999.

Há 70 anos, no Santa Isabel, recital da declamadora Wilma Stamato, às 16h.

Há 70 anos, acontecia a abertura da IV Exposição de Animais e Produtos Derivados, em Iputinga. Compareceram os interventores Agamenon Magalhães (PE) e Gois Monteiro (AL), Mário Silva do Ministério da Agricultura, o general Isauro Regueira  e o almirante Durval Teixeira.

Há 60 anos, o Náutico era campeão de atletismo com 207 pontos. O Barroso ficou no segundo com 100 pontos. Adhemar Ferreira da Silva veio participar do evento que aconteceu no Derby. Nos 200 metros rasos venceu Erico Gomes (Náutico), no arremesso de dardo venceu Daer Bonádio (Náutico), nos 800 metros rasos venceu Sebastião Pereira (Náutico), nos 3 mil metros rasos venceu Manuel Nunes (Náutico), no salto tríplice venceu Túlio Meira (Barroso) e no salto de vara venceu Valdomiro de Souza Leão (Náutico).

vicente-lobão

Há 60 anos, No jogo do América contra o Náutico, o goleiro do Vicente Lobão, do América deu uma surra no juiz Anísio Morgado, na Ilha do Retiro. Motivo: Ajudou o alvirrubro.

Há 55 anos, pelo campeonato sul-americano de Futebol, o Brasil formado por jogadores de Pernambuco, venceu o Equador por 3×1. Os gols foram pelo Brasil Paulo, Ze de Melo e Geraldo. E pelo Equador Raffo. O Brasil jogou com Waldemar, Zequinha e Edson; Givaldo, Zemaria e Clovis; Traçaia (Tião), Ze de Melo, Paulo, Geraldo (Biu) e Elias.

Há 40 anos, morria em Pernambuco, o compositor Sebastião Lopes, que nasceu no dia 1 de janeiro de 1905.

helene-peixe

Há cinco anos, morria em Pernambuco, a executiva Maria Helena Peixe de Oliveira, que nasceu nodia 14 de fevereiro de 1938.

Há cinco anos, morria em Pernambuco, o advogado Heraldo José de Almeida Filho, que nasceu no dia 6 de março de 1925.

jango-lincoln

João Goulart e Lincoln Gordon em conversa (Foto: Divulgação)

Há cinco anos, morria nos Estados Unidos, o diplomata Lincoln Gordon, que nasceu no dia 10 de setembro de 1913.

Gostou ?
Compartilhe !