Fernando Machado

Comida di Buteco 2017

Igor Augusto e Olinda Rodrigues com Byll de Olinda, o homenageado do restaurante (Foto: Fernando Machado)

Começa amanhã e vai até o dia 14 de maio o calendário nacional de eventos tendo o buteco como protagonista no grande espetáculo criativo da cozinha de raiz no Brasil. Vai começar o Concurso Comida di Buteco, que pretende levar quase cinco milhões de apaixonados por butecos às urnas dos mais de 500 concorrentes, em 20 cidades, para eleger o Melhor Buteco do Brasil. No Recife o evento acontece de amanhã até o dia 7 de maio, em 25 botecos do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda.

Ariani Pavan e Ana Lins (Foto: Fernando Machado)

O concurso Comida di Buteco foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a culinária de raiz e os butecos espontâneos ou tradicionais. Com a missão de transformar vidas por intermédio da cozinha de raiz – Buteco Extensão de sua casa ele completa, em 2017, 18 edições e se consolida como uma das mais importantes plataformas de fomento, valorização e exposição do buteco e da cozinha brasileira, importante ícone de qualquer cultura nacional.

Carolina Almeida do Gordinhas Bar (Foto: Fernando Machado)

Em 2017, pelo segundo ano consecutivo, os petiscos terão o preço máximo de R$ 25,90, desafiando os butecos a serem criativos e acessíveis, não perdendo uma de suas características mais importantes: serem democráticos. Ontem, à noite aconteceu a coletiva para imprensa, no A Venda de Seu Biu, em Olinda. Um local muito bonito e decoração artesanal. Nas paredes obras dos artistas plásticos Tarciso Andrade e Bozó Bacamarte. Muito criativo e bonito o candelabro que caia do teto, feito de garrafas de cerveja.

Eraldo José Pirão da Confraria do Perninha (Foto: Fernando Machado)

A hostess foi Ariani Pavan que falou do objetivo do Comida di Buteco. Depois foi exibido um vídeo do concurso de 2016. Finalmente Olinda e Igor Augusto Rodrigues da Venda de Seu Biu, na Rua São Bento, 239, Varadouro, Olinda, apresentaram seu prato ao premio. Foi a Língua de Seu Biu (uma língua marinada na cerveja, servido com torradas de alho. O segundo a mostrar seu trabalho foi Eraldo José Pirão, da Confraria do Zé Perninha, na Rua Delmiro Monteiro da Purificação, 1415, Jardim Atlântico, Olinda, que mostrou o Mungunzá do Perninha.

Marcelo Pancada e Wilson Lima do Empório Baiano (Foto: Fernando Machado)

O terceiro foram Marcelo Pancada e Wilson Lima, do Empório Baiano, localizado na Rua Manoel de Carvalho, 471, Aflitos, no Recife, que apresentou o prato Baiãozinho Rendado (baiãozinho de dez servido em uma cesta de queijo parmesão. O quarto prato apresentado foi Construindo a Roda do Prefeito (croquete de bode, servido no licor de cana de açúcar e gengibre), do Gordinhas Bar, leia-se Ana Carolina Almeida Fernandes, na Rua Santa Cruz, Box 38, no Mercado Boa Vista, Recife.

Roberta e Eduardo Gouveia da Pettisqueria Gouveia (Foto: Fernando Machado)

Encerrando tivemos a Pettisqueria Gouveia, de Roberta e Eduardo Gouveia, localizado na Rua Francisco Ambrósio de Barros Leite, 382, Bairro Nobo, Olinda, apresentou casquinho de caranguejo servido em massa comestível acompanhado de farofa de milho. Foi uma noitada de muito bom gosto, com comidas criativas e saborosas. A briga pelo titulo vai ser muito grande pois ainda concorrem 20 butecos. A cerveja oficial do Comida de Buteco 2017 é a Amstel.

Gostou ?
Compartilhe !