Fernando Machado

Clóvis Pereira e a Sinfônica de João Pessoa

O III Concerto Oficial da Temporada 2016 da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa acontece hoje, às 18h, no auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa e será em homenagem a um dos maiores compositores brasileiros vivos, o pernambucano Clóvis Pereira, que nesta data, completa 84 anos de idade. Na sua carreira além de nos deixar belíssimas obras, foi também o criador de uma nova linguagem musical tipicamente nordestina participando ativamente da criação do Movimento Armorial a convite de Ariano Suassuna. Clóvis tem uma grande ligação afetiva por João Pessoa no qual ministrou como professor da UFPB por muitos anos.

clovis-pereira-luca-pereira

O compositor e pianista Clóvis Pereira (Foto: Luca Pereira)

A partir da sua influência, divulgou a Paraíba no exterior, levando o coro da UFPB para tournée pelos Estados Unidos em importantes auditórios como Lincon Center em Nova York e no Kennedy Center em Washington. E para que a homenagem seja completa seu filho, o violinista Clovis Pereira Filho, será solista do Concertino em La Maior. Clóvis Filho é um grande violinista brasileiro que além de ser um dos Spallas da Orquestra Sinfônica Brasileira no Rio de Janeiro, desde o inicio deste ano é também Spalla da Orquestra Sinfônica de João Pessoa.

clovis-pereira-pereira-filho

O violinista Clóvis Pereira Filho (Foto: Fernando Machado)

No programa somente obras do compositor Clovis Pereira: Abertura Festiva, Concertino para violino e orquestra e cordas em Lá Maior Allegro, Moderato Andantino Allegro tendo como solista o violinista Clóvis Pereira Filho, Três peças nordestinas (No Reino da Pedra Verde, Abôio e Galope) e finalmente Lamento de dança brasileira. A Orquestra Sinfônica da Paraíba será regida pelo maestro Laércio Sinhorelli Diniz.

Gostou ?
Compartilhe !