Fernando Machado

Bravo, maestro Lanfranco Marcelletti!

w-palco12

Lanfranco Marcelletti agradecendo a ovação do público (Foto: Fernando Machado)

w-carla-lucimar-lanfranco-aldo-marcelletti

Lanfranco com a irmã Carla, a mãe Lucimar e o irmão Aldo (Foto: Fernando Machado)

Quem não foi ao Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, perdeu o concerto do ano no Recife. Estamos nos referindo aquele promovido pela Embaixada do México no Brasil, sexta-feira, com a Orquestra Sinfônica de Xalapa. No palco do teatro estavam 94 músicos, sob a regência do notáel maestro pernambucano Lanfranco Marcelletti.

w-auri-jose-antonio-simon

Auri e José Antônio de Lucas Simon (Foto: Fernando Machado)

O maestro Lanfranco Marcelletti estava muito elegante num terno escuro desenhado por ele próprio e confeccionado pelo figurinista da OSX, Geraldo, mas conhecido como Tio Geraldo. A roupa remetia ao estilo chinês. Antes de começar o espetáculo Lanfranco Marcelletti explicou tim-tim por tim-tim, cada peça que seria executada pela Orquestra. A partir senti que seria uma noitada inesquecível.

w-rafael-barcelo-linda-marina-munice-lanfranco-marcelletti-iara-dubeux

Rafael Barceló, Linda Marina Munive, Lanfranco e Iara Dubeux (Foto: Fernando Machado)

Para o maestro este concerto, e cada um dessa turnê, foram por um sonho que esperava realizar. Escolhi o Brasil para primeira viagem internacional porque queria que os músicos pudessem conhecer a cidade que iniciei nesta carreira, isso no dia 18 de setembro de 1991. Comemorar 25 anos nesta profissão justo na sua terra é sem dúvida um grande feito. No final do concerto todos desabafavam, que maestro espetacular. Realmente ele sente transmite para a plateia o acorde da música.

w-sheila-farias-anete-cunha

Sheila Farias e Anete Cunha (Foto: Fernando Machado)

A Orquestra Sinfônica de Xalapa, capital do Estado de Vera Cruz, no México, é a mais antiga do México, tem 87 anos contínuos de trabalho musicais contínuos. A OSX não fica a dever as grandes orquestras sinfônicas do mundo. O maestro Lanfranco Marcelletti incluiu na primeira parte do programa Redes, de Silvestre Revueltas (1899/1940), e Passacaglia para Orquestra de Marlos Nobre. Duas obras lindas. Os músicos da OSX parecem brincar com os sons.

w-katia-maccarthy

Katia McCarthy (Foto: Fernando Machado)

Todo o público fez um passeio pelas vários movimentos das músicas. Não sou critico de música, mas como leigo, me deixou deslumbrado com o desempenho dos músicos. Na segunda parte tivemos Preludio para A tarde de um fauno de Claude Debussy e Suíte da ópera O Cavaleiro da Rosa, de Richard Strauss. Não sei qual das duas me impressionou mais. O publico foi à loucura e por conta disso ganhou mais duas peças de presente. Homenageou o Recife a Mourão, de Clovis Pereira e Guerra Peixe.

w-anuar-garcia-biano-lula-portela-luiz-fernando-soni

Anuar García Biaño, Lula Portela e Luiz Fernando Soni (Foto: Fernando Machado)

Vocês não imaginam, mas aconteceu, a primeira vila de violinistas da Orquestras se levantaram e fizeram uma performance tão bonita, mas tão bonita, a platéia foi ao delírio. Nunca tinha visto algo parecido realizados por músicos pernambucanos. Foi lindo demais. A OSX ainda executou as peças Huapargo, de Juan Pablo Morcayo e Sobre Las Olas, de Juventino Rosas. No final seus irmãos Aldo e Carla subiram ao palco e entregaram um brinquedo, miniatura de um piano, presente de sua mãe, dona Lucimar, para ele quando era criança.

w-palco11

Lanfranco Marcelletti regendo a OSX (Foto: Fernando Machado)

Depois entregaram um ramalhete de rosas para Lanfranco Marcelletti, que desceu do palco e entregou à sua mãe, que tanto o incentivou para seguir como pianista. A OSX foi consagrada de pé pelo público.  A cônsul geral do México, no Rio de Janeiro, Linda Marina Munive e o assessor de imprensa da Embaixada mexicana em Brasília, Rafael Barceló, vieram prestigiar o inicio da turnê de Orquestra Sinfônica de Xalapa pelo Brasil. O cônsul honorário do México em Pernambuco, Antônio Dubeux e sua esposa Iara estavam em estado de graça.

w-cassio-duarte

Cássio Duarte era só vibração (Foto: Fernando Machado)

w-palco15

A notável Orquestra Sinfônica de Xalapa (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !