Fernando Machado

Bravo, João Câmara!

O palacete do século XIX, que pertenceu a Augusto Frederico de Oliveira, filho do Barão de Beberibe, tornou-se sede própria do Museu do Estado de Pernambuco a partir de 1940. No começo do século XX, o prédio foi modificado com o acréscimo do segundo pavimento e, em dezembro de 1951, foi incorporado ao patrimônio do Museu um novo pavilhão, denominado de Anexo I, ampliando o espaço cultural para novas atividades.

João e Adelaide Câmara com a filha Adriana e a neta Clarice (Foto: Fernando Machado)

Cristina Guimarães Ribeiro e o curador Emanoel Araujo (Foto: Fernando Machado)

Em 1988, o Museu ganhou nova reforma, desta feita nos porões do casarão, e passou a oferecer ao público duas galerias de exposições temporárias. O Museu ocupa uma área de 9.043m², com amplo estacionamento e jardins ornamentados com esculturas e vasos de cerâmica portuguesa. A entrada principal é guardada por dois grifos de bronze: cabeça de águia, corpo de leão e cauda de serpente.

A diretora do Museu Margot Monteiro (Foto: Fernando Machado)

Renata Brennand, Vera Magalhães e Lourdes Brennand (Foto: Fernando Machado)

Estátuas de zuavos, soldados da infantaria francesa made in Argélia, ladeiam a escadaria que nos leva ao terraço frontal do Museu, onde estão, em mármore, as Musas, que presidem as Artes. Memmosina, da memória, Euterpe, da música; Polímmnnia, da retórica; Erato, da poesia; Melpomene, da tragédia; Tália, da comédia; Clio da história; e Calliope, da epopeia.

Luíza Nogueira e o deputado Raul Henry (Foto: Fernando Machado)

Sheila Wanderley e João Alberto Sobral (Foto: Fernando Machado)

No terraço lateral um canhão holandês, de bronze, com três metros de comprimento e, atrás do Museu quatro canhões da artilharia portuguesa, complementam a coleção de armaria. Pois bem foi nesse set cinematográfico que aconteceu o vernissage João Câmara – Trajetória e Obra de um Artista Brasileiro de João Câmara. A mostra ficará aberta ao publico até o dia 20 de agosto.

Verônica Machado Guimarães e Genita Rabinovitch (Foto: Fernando Machado)

Carlos Rangel e Ricardo Bandeira de Melo (Foto: Face)

Outro destaque vai para o coquetel, grifado pelo Armazém Xavier, cujo chef é Teo. No cardápio pães artesanais, cortados em rodelas, e antepastos. Os pães eram de tomate, jerimum, olívia, azeitona e sementes. Os antepastos eram compostos de caponata, cogumelos, terrine de queijos, tomate confite com salame e ratatouile.

O jornalista Ivan Maurício (Foto: Fernando Machado)

O chef Teo do Armazém Xavier (Foto: Fernando Machado)

Uma noite, sem dúvida, espetacular onde se pode admirar um artista completo e com peças impactantes. As telas enormes nos dava impressão que os personagens queriam falar. Quem não foi perdeu show de arte e de cores. O que não foi nenhuma surpresa para mim, pois João Câmara é João Câmara.

Gostou ?
Compartilhe !