Fernando Machado

Brasil treina no Recife 

Há 80 anos, passava pelo nosso porto a bordo do vapor Arlanza, a delegação brasileira de futebol, tendo como técnico Ademar Pimenta que seguia até a Itália, para participar da Copa do Mundo de 1938. A seleção fez um treino no Campo da Jaqueira. A renda de 14 contos de reis a Federação Pernambucana de Desportos  entregou para a Confederação Brasileira de Desportos. Uma ajuda de Pernambuco para a estadia da delegação na Itália.

A delegação brasileira de 1938 (Foto: Internet)

A seleção era formada por Batataes (Fluminense), Walter (Flamengo), Domingos da Guia (Flamengo),  Jahu (Vasco da Gama), Machado (Fluminense), Nariz (Botafogo), Brito (America); Zezé ( Botafogo), Martins (Botafogo), Brandão (Corinthians), Affonso (São Cristóvão), Pinheiro (Portuguesa), Lopes (Corinthians), Roberto (São Cristóvão), Luizinho (Palestra), Romeu (Fluminense), Leônidas (Flamengo), Niginho (Vasco da Gama), Tim (Fluminense), Perácio (Botafogo), Hércules (Fluminense) e Patesco (Botafogo).

Esses jogaram pelo time Azul no Campo da Jaqueira (Foto: Diário da Manhã)

O time Azul jogou com Batataes, Domingos e Machado; Zezé, Martin e Affonso; Lopez, Romeu, Leonidas, Perácio e Hercules. O time Branco com Walter; Nariz e Sidinho II; Britto, Brandão e Argemiro; Roberto, Luizinho, Niginho, Tim e Patesco. Como o jogador Jahu se contundiu, Sidinho II do Santa Cruz o substituiu. Time Azul, com a camisa do Sport venceu por 6 x 3, e o time Branco com a camisa do Tramways.

Gostou ?
Compartilhe !