Fernando Machado

Brasil bicampeão mundial de basquete

No dia 25 de maio de 1963, diante de um público estimado em 20 mil pessoas a seleção brasileira masculina de basquetel, após mais uma excelente atuação no Maracanãzinho, derrotou a poderosa seleção dos Estados Unidos por 85 a 81, sagrou-se bicampeã mundial. Nossa equipe era formada por Amauri, Vlamir, Bira, Mosquito, Paulista, Rosa Branca, Jatir, Menon, Sucar, Vitor, Valdemar e Fritz. E tinha como técnico Kanela (Togo Renan Soares).

basquete-brasil-1963

Em pé Kanela (2º da esquerda para a direita), os atletas: Sucar, Menon, Victor, Fritz e Ubiratan, Moacyr Daiuto e agachados Rosa Branca, Jatyr, Amaury, Paulista, Waldemar, Wlamir, Mosquito e Chico (massagista)

Além de Brasil e Estados Unidos, o Mundial de Basquete contou a participação da Argentina, Canadá, França, Itália, Iugoslávia, Japão, México, Peru, Porto Rico, União Soviética e Uruguai. O brasileiro Amauri, foi o cestinha do campeonato, com 110 pontos, seguido pelo soviético Petrou, com 107. A equipe que mais marcou foi a dos Estados Unidos, com 498 pontos. Enquanto um coral de 20 mil vozes cantava o hino do Brasil os atletas choravam copiosamente.

Gostou ?
Compartilhe !