Fernando Machado

As artes ganharam a Casa do Derby

Tarsila Myrtle, Samuca Andrade, Hélio Soares, Eduardo Henriques e Ronaldo Câmara (Foto: Tarsio Alves)

Eduardo Henriques e sua irmã Tereza Loyo Fernandes (Foto: Fernando Machado)

Em ritmo de sucesso foi inaugurada quinta-feira, a Casa do Derby. O local tem muita história. Ali residiram Teresa e Ruy de Lima Cavalcanti, por sinal excelentes anfitriões e que movimentavam grandes festas. Construída nos anos 30, o casarão tem elementos art-decor. Do terraço do primeiro andar pode-se avistar a Praça do Derby, que está bem cuidada, mas no seu coreto estão alojados os Sem Terras.

Ricardo Pessoa de Queiroz e Bruna (Foto: Fernando Machado)

Os artistas plástico Rinaldo e Hélio Soares (Foto: Fernando Machado)

Em um só local convive uma galeria de arte, a Galeria Quadrado; uma escola de pintura e desenho, a Qubo Escola; e um espaço para venda de obras originais, objetos de design e materiais de desenho artístico, a Qubo Loja. Há, ainda, o Café Cartum, um espaço para bate-papos e eventos. Destaque-se o mini recital da violoncelista Valquiria Janie no salão de exposição.

Ruy e sua mãe Cristiana Henriques (Foto: Fernando Machado)

Silvia Carvalheira e Zélia Andrade (Foto: Fernando Machado)

Os idealizadores do projeto, Samuca Andrade, Ronaldo Câmara, Tarsila Myrtle, Eduardo Henriques e Roberto Nóbrega, resolveram homenagear o Mestre Hélio Soares, na exposição I Quadrado Internacional de Gravura. A curadoria da mostra é Rennat Said, diretor e também um dos fundadores do Coletivo Ita-Quatiara, juntamente com José Rodrigues.

Anastasios e Speranza Pachos com Leda Pontes (Foto: Fernando Machado)

Evencio Vasconcelos, Pilar Brown e Samuel Braga (Foto: Fernando Machado)

Hélio Soares, é uma referência e um dos nomes mais emblemáticos da litografia do Brasil. Os convidados foram recebidos com um bufê grifado por Elsinho Simões que montou um cardápio mexicano raiz, utilizando o taco, tile, muito coentro e pimentas mexicanas. As bandejas também foram personalizadas com a essência mexicana.

Lailson Cavalcanti, Rennat Said e José Rodrigues (Foto: Fernando Machado)

Rodrigo e sua mãe Lena Costa (Foto: Fernando Machado)

Também puderam experimentar algumas comidas do Café Cartum, que está funcionando em soft opening e terá como parceiros o @dufrances, com queijos frescos direto da fazenda, pães de fermentação natural, geleias com gostinho de avó, e pão de queijo artesanal e biscoitos amanteigados. A I Quadrado Internacional de Gravura fica em cartaz até o dia 29 de junho.

Tatiana Chagas, Ricardo Bandeira de Melo e Rebeca Galvão (Foto: Fernando Machado)

O chef Elsinho Simões (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !