Fernando Machado

Ana de Ferro: A Rainha dos Tanoeiros

Ana de Ferro, A Rainha dos Tanoeiros do Recife que entra em cartaz no teatro Marco Camarotti/SESC Santo Amaro na próxima terça-feira, às 20h, conta o romance entre o governador de Pernambuco durante o Brasil holandês e uma cortesã no cais do porto do Recife. É fato que narra os amores impossíveis da boemia do século XVII. A peça fica em cartaz até o dia 6 de setembro, sempre nas terças e quartas às 20h.

Os atores João Arthur e Telma Ratta (Foto: Emanuel David d’Lucard)

Inspirado no poema de Vital Correia Araújo e em pesquisas do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, a carioca Miriam Halfim criou um texto histórico com lampejos de ficção apresentando personagens reais em situações possíveis de terem acontecido. A encenação é do pernambucano Emanuel David D’ Lúcard que busca criar uma ponte entre os séculos XVII e XXI, elencando perspectivas sobre gênero, religião e racismo.

Patrícia Assunção e João Neto (Foto: Emanuel David d’Lucard)

Disposto numa forma de passarela, a direção insere o público na cena na busca de uma reflexão social. Separando homens e mulheres para conseguir tal feito. Desde sua chegada ao Recife, Ana de Ferro causava alvoroço nas normas da colônia, quando vem da Europa travestida de homem. Na capital pernambucana compra Zambi, um escravo, mas logo o declara amigo.

Euclides Farias e Telma Ratta (Foto: Emanuel David d’Lucard)

Ana de Ferro forma uma parceria com outra cortesã, Maria Cabelo de Fogo, e abre um dos bordéis mais frequentados na Rua dos Tanoeiros. Por um ato de racismo, entre Zambi e o mestre do presídio, Maurício de Nassau vive uma apaixonante e breve história de amor com Ana de Ferro. No elenco temos Cláudia Alves, Euclides Farias, Geraldo Cosmo, João Arthur, João Neto, Patrícia Assunção, Pedro Dias e Telma Ratta.

Gostou ?
Compartilhe !