Fernando Machado

Amanda e Pedro sobem ao altar da Madre Deus

 

d-altar-mor3

O altar mor da Madre Deus em 1915 e agora (Fotos: Diário da Manhã e Fernando Machado)

A Igreja da Madre Deus com seu estilo Maneirista datada 1720, cujo altar-mor é deslumbrante to recheado de talhas barrocas do século XVIII, é a mais antiga do Recife. Quando a Igreja do Corpo Santo, a primeira instalada no Recife Antigo, foi demolida, todo seu acervo de imagens foram transferidos para a Madre Deus. O seu lavabo de mármore de Estremoz, é considerado um dos mais bonitos do Brasil. No seu retabulo o destaque fica para a imagem de Nossa Senhora Mãe de Deus também século XVIII.

d-nave-central

As jardineira na nave central (Foto: Fernando Machado)

d-amanda-basto-jaguar

Amanda Basto chegando de Jaguar (Foto: Fernando Machado)

A Madre Deus nos leva a uma viagem pelo tempo. A igreja é tão majestosa que nem precisa de decoração. Todavia os decoradores, Fábio Reis e Silvio Medeiros, conseguiram realça-la ainda mais com uma decoração das mais bonitas. A nave central virou uma jardineira de gypsophilas, tendo ao meio uma passadeira de espelhos. Dois enormes arranjos de lisiantos e rosas brancos abria espaço para o cortejo dos pais, dos padrinhos e dos noivos até alcançar o altar.

d-carlos-antonio-maria-do-carmo-pedro-henrique-edila-basto

Carlos Antonio, Maria do Carmo e Pedro Farias Santos e Élida Basto (Foto: Fernando Machado)

d-amanda-fernando-padre

Padre Airton aguardando a chegada de Amanda e seu pai, Fernando (Foto: Fernando Machado)

Pois bem foi nesse cenário recheado de história que casaram, sexta-feira, Amanda Basto e Pedro Henrique Farias Santos. O ministério musical foi com a Orquestra Bravo, leia-se Alexandre Lemos, com 30 músicos. Nem precisava escrever, mas eu escrevo, estava magnífico. A orquestra tinha 17 instrumentos e foi regida pelo maestro Dielson Torres. O coral de 12 vozes e tinha como solistas Jadiel Gomes, Charles Santos, Ana Raquel do Monte e Anita Ramalho.

d-noivos-altar

Uma vista dos noivos no altar mor (Foto: Fernando Machado)

d-padre-airton-freire-ajoelhado

Esse momento emocionou todos: Padre Airton no altar mor (Foto: Fernando Machado)

Os 44 padrinhos entraram no templo, ao som da Grande Valsa Brilhante nº 1. Pedro Henrique muito elegante by Ricardo Almeida, surgiu na nave central da igreja, ao lado de sua mãe, Maria do Carmo Gomes Farias Santos, em grande noite num modelo criado por Sônia Barros, tendo como fundo musical a Ave Maria de Schubert. Depois entraram Élida Wanuska Porciúncula Basto esplendorosa num degradée de branco até turquesa by Lucia Spessatto e Carlos Antônio de Andrade Farias Santos by Armani, caminharam pela nave central com o Coro das Freiras.

d-coral

A Orquestra Bravo posicionada no coro da Madre Deus (Foto: Fernando Machado)

d-darci-jovaldo-nunes

O desembargador Jovaldo Nunes e Darci (Foto: Fernando Machado)

Para alegria dos pais entram as damas, bem compenetradas, ao som de When You Wish Upon a Star, de Jesse McCartney. Então as portas da Madre Deus se fecharam, os sinos tocaram e os clarins anunciaram que a noiva, Amanda, ia surgir. Então os convidados se levantaram e os olhares se voltaram para a porta central. Ela, que estava linda num modelo do Lucia Spessatto, acompanhada pelo pai, Fernando Teixeira Basto Júnior, by Ricardo Almeida, ao som de Beauty and the Beast, trilha sonora do filme A Bela e a Fera, composta por Howard Ashman e Alan Menken.

d-cleide-luciano-teixeira

O médico Luciano Teixeira e Cleide (Foto: Fernando Machado)

d-marcia-chicao-tatiana-flavia-andre

Márcia Nejaim, Francisco Trindade, Tatiana Marques, Flavia Grisoné e André Simões (Foto: Fernando Machado)

Padre Airton Freire, no altar esperava Amanda, para iniciar a Santa Missa. A primeira leitura foi aclamada pelo irmão, Caio Basto e a segunda por Rodrigo Numeriano. Ao som de Gloria da Missa Coroação de Mozart, Padre Airton Freire aclamou o Evangelho. A homília do Padre Airton levou não somente os noivos, mas muitas pessoas, às lágrimas. Somente quem tem muita afinidade com Ele poderia descrever o amor daquela forma. Foi lindo, demais.

d-padre-pedro-amanda

Pedro Henrique e Amanda diante de Padre Aírton (Foto: Fernando Machado)

d-cristina-iara-manoela

Cristina Albuquerque, Iara Rabelo e Manoela Gomes (Fotos: Fernando Machado)

Amanda e Pedro Henrique, à frente do cortejo, saíram da Madre Deus, nas nuvens, tendo como fundo musical Everlasting Love, de Buzz Cason e Mac Gayden. Informação importante: Amanda e o seu pai, o famoso cirurgião plástico, leia-se implante de cabelo, Fernando Bastos chegaram à Igreja de Madre de Deus  a bordo de um Jaguar verde escuro. Foi um casamento que marcou época no Recife. Amanhã, o blog escreverá como foi a recepção na Blu’Nelle.

d-ana-paula-cascão-bituAna Paula Cascão Bitu by Gloria Coelho (Foto: Fernando Machado)

 

Gostou ?
Compartilhe !