Fernando Machado

A vida imita a arte

A atriz, produtora e proprietária de Teatro, Maria Ruth dos Santos Escobar, mais conhecida como Ruth Escobar que atualmente possui Alzheimer está sofrendo uma grande disputa pelo seu patrimônio por parte dos filhos, conforme denuncia da UOL. Nascida no Porto em 31 de março de 1936, ela mudou-se para o Brasil em 1951. Casou-se com o filósofo e dramaturgo Carlos Henrique Escobar e juntos, em 1958, partiram para a França, onde fez cursos de interpretação.

e-irma-maria-ignacio
Ruth Escobar como Irmã Ignácio (Foto: Divulgação)

Ao retornar para o Brasil, montou companhia própria, a Novo Teatro, responsável por peças como Mãe Coragem e Seus Filhos, de Bertolt Brecht de 1960. Em 1963, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, inaugurou o Teatro Ruth Escobar, que até hoje leva seu nome, embora não seja mais de sua propriedade. Em 1964, decidiu fazer teatro popular e adaptou um ônibus, que se transformou em palco, levando espetáculos à periferia de São Paulo, iniciativa que recebeu o nome de Teatro Popular Nacional e que durou até 1965.

e-ruth-escobar2
A atriz Ruth Escobar

Nos anos 80, Ruth Escobar afastou-se parcialmente do teatro; foi eleita deputada estadual para duas legislaturas, dedicando-se a projetos comunitários e à luta pelos direitos dos homossexuais. Em 1987, lançou Maria Ruth – Uma Autobiografia. No ano 2000, foi diagnosticada com o Mal de Alzheimer. Em razão da doença foi impedida judicialmente de administrar seus bens, pelos filhos que começaram a se digladiar pelo espólio.

e-lu-alkimin-ruth-escobar-tonia-carrero
Lu Alkimin, Ruth Escobar e Tônia Carrero

São quatro filhos: a cantora Patrícia Escobar, com Carlos Henrique Escobar; a videomaker Inês e a musicista Anna Ruth, com Wladimir Pereira Cardoso; e o fotógrafo Nelson, com o crítico de arte Nelson Aguilar. Devido da dissensão entre os filhos, em 2006, foi apontada como curadora dos bens da atriz, a advogada Marília Bueno Pinheiro Franco. A quem os filhos acusam de não estar administrando os bens com a devida propriedade.

e-ruth-escobar-em-2002
Ruth Escobar em 2002

Atualmente completamente sem consciência devido ao Alzheimer, Ruth Escobar teve a solidariedade de um instituto médico, que se ofereceu para interná-la de graça. Como na peça Rei Lear, que Ruth interpretou tão bem, o atormentado monarca Lear enlouqueceu depois de ser despido do poder por suas filhas. É a ficção se tornando realidade na tragédia final da vida de Ruth Escobar. (Texto de Rogério Almeida)

Gostou ?
Compartilhe !