Fernando Machado

A Rota de Arnaldo e a do Mar

Quinta-feira, à noite, no JCPM Trade Center, tivemos o lançamento do livro Rota do Mar e Arnaldo Xavier, do jornalista César Rocha, com pesquisa e assistência de redação de Wilfred Gadelha. O prefácio foi do empreendedor João Carlos Paes Mendonça. A publicação retrata como a costura mudou a vida da família de Arnaldo Xavier. O projeto gráfico e a edição são da Combogó Comunicação e Estratégia e a impressão da Qualygraf.

Arnaldo Xavier e João Carlos Paes Mendonça (Foto: Fernando Machado)

Lucia Pontes, Graça Fernandes e Auxiliadora Paes Mendonça (Foto: Fernando Machado)

Atualmente a Rota do Mar conta com cinco lojas, sendo duas em Santa Cruz do Capibaribe, duas em Caruru e uma em Toritama, além de sete unidades produtivas, quatro em Santa Cruz do Capibaribe, uma em Brejo da Madre de Deus e duas em Santa Maria do Cambucá. Com cerca de 800 colaboradores, a empresa é reconhecida como uma das melhores para se trabalhar e está consolidada entre as maiores indústrias de confecções do Norte/Nordeste.

Marta Ramos, Beatriz e Isabel Xavier (Foto: Fernando Machado)

Aguinaldo Felix, Carlos Sabocinski e Lucas Melo (Foto: Fernando Machado)

Seus produtos hoje chegam a todo o país, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, por meio de uma rede de revendedores. A renda da venda dos livros serão destinadas para instituições filantrópicas: Pão é Vida, Lar do Idoso, Associação de Assistência ao Deficiente de Santa Cruz do Capibaribe (AADESC), e Desafio Jovem, todas de Santa Cruz do Capibaribe. A apresentadora foi Paula Lima. Falaram na ocasião o empresário Arnaldo Xavier, o jornalista César Rocha e o empresário João Carlos Paes Mendonça.

Alexandre Gondim e Kakká Campos (Foto: Fernando Machado)

Bruna Cruz, João Paulo Angelim e Kassia Alcantara (Foto: Fernando Machado)

A decoração, das mais bonitas, foi com peças da Ecohus Ambiente Ecologico. O fundo musical ficou por conta do DJ Rob Taussig, que apresentou um setlist dos mais elogiados. Muitos funcionários da Rota do Mar estavam lá prestigiando aquele momento especial. O bufê, excelente foi grifado pelo Solar do Douro e constou de rolinho primavera, tartalete de provolone, goujons de peixe, casquiho de carangueijo com filo, mini-hambuguer, dadinho de tapioca com geleia de pimentão e mini-brochete de camarão com parma.

Cesar Rocha e Wilfred Gadelha (Foto: Fernando Machado)

Larissa Correia, Emidia Felipe e Michele Cruz (Foto: Fernando Machado)

A saga de Arnaldo é um exemplo de vida. Uma criança cheia de sonhos perde o pai aos sete anos e precisa dividir precocemente o tempo da escola com o trabalho. Para ajudar a mãe a criar os quatro irmãos, vendia picolé, cocada e fazia frete na feira. Junto com o irmão um ano mais novo, pedia restos de alimento nas casas para dar aos porcos, cuja venda complementaria a renda da família naqueles tempos difíceis da década de 1970 em Santa Cruz do Capibaribe.

Marta Ramos, Arnaldo Xavier recebendo do coronel Jonas Felix Barbosa a Medalha Pernambucana do Merito Musical Capitão Zuzinha (Foto: Fernando Machado)

Lucas Galindo, Paula Lima e Kakká Campos (Foto: Fernando Machado)

A publicação retrata como a costura mudou a vida da família de Arnaldo Xavier, como ele começou a cortar e a produzir confecções e o caminho cheio de percalços percorrido para que ele fundasse e consolidasse a Rota do Mar, que completa 20 anos na próxima segunda-feira. Líder nato, com o olhar além do seu tempo, Arnaldo conseguiu reunir torno de si e transformar simples trabalhadores em executivos talentosos e operários de primeira linha.

Gostou ?
Compartilhe !