Fernando Machado

A press e o BNTM

O auditório Mãe Meninha, no Centro de Convenções da Bahia, serviu de cenário para coletiva de imprensa, sobre o BNTM – Brazilian National Tourism Mart, que termina amanhã. A sala estava uma geladeira mesmo assim o evento começou como reza tudo no Brasil com mais de meira hora de atraso. Na coordenação estava o competente diretor executivo da Fundação CTI-NE, Roberto Pereira.

 roberto-pereira

Roberto Pereira na plenária (Foto: Fernando Machado)

O mestre de cerimônia foi o assessor de imprensa da Secretaria de Turismo da Bahia, jornalista Gabriel Carvalho. A mesa principal foi composta de Marcos Bona (Piauí), Bismarck Maia (Ceará), Danielle Nóvis (presidente da CTI-NE e secretaria de Turismo de Alagoas), Domingos Lionelli (Bahia), Carlos Martins (secretário de Turismo Adjunto do Maranhão), Renato Feliciano (Paraíba), Alberto Feitosa (Pernambuco) e Elber Batalha (Sergipe).

alexandra-gubar

a jornalista canadense, Alexandra Gubar, é a Musa do BNTM (Foto: Fernando Machado)

Um fato inusitado aconteceu durante a Coletiva de Imprensa. Alguns secretários seguiram o mal exemplo do anfitrião, Domingos Leonelli, deixando a mesa para concederem entrevistas fora de propósito à imprensa. Teve um momento que o secretário Renato Avelino, em tom de brincadeira disse: “Quero saber que vai permanecer ao meu lado.” A coluna parabeniza o paraibano pela forma discreta de repreender os seus colegas e os jornalistas.

domingos-leonelli-bismarck-maia-roberto-pereira-alberto-feitosa

Domingos Leonelli, Bismarck Maia, Roberto Pereira e Alberto Feitosa (Foto: Fernando Machado)

O melhor speech foi o de Bismarck Maia condenando o Governo Federal em afirmar que está priorizando o turismo, quando na verdade isso não acontece. E lembrou: “Não se faz turismo sem recursos. Todos, incluindo os secretários o aplaudiram. Depois veio o do pernambucano Alberto Feitosa, muito tecnico e citando as ações do governador Eduardo Campos no setor, duas ou três vezes. Depois discursos cansativos e demorados a press deixou Mãe Menininha para o rango.

ruth-avelino-claudia-pessoa-catharine-brasil

Ruth Avelino presidente da Pbtur), com as secretárias Cláudia (AL) Pessoa e Catharina (PB) Brasil (Foto: Fernando Machado) 

O almoço grifado pelo Bufê Luiz Araújo para 900 pessoas estava impecável. O filé mignon à sinfonia de champignon estava de se tirar o chapéu. A moqueca de peixe outra maravilha. Ainda tínhamos como acompanhamentos batatas gratinadas, arroz branco e pirão de macaxeira, que os baianos chamam aipim. Para sobremesa mouse de maracujá.    

mesa

Quase impossível fotografá-los na mesa (Foto: Fernando Machado) 

Informação Importante: O Brazilian National Tourisma Mart, o BNTM, foi criado em 1992, por Paulo Gaudenzi da Bahia e Bismarck Maia do Ceará. A primeira cidade a recebê-lo foi Salvador, a segunda Fortaleza e a terceira Recife. Os presidente da Fundação CTI-NE pela ordem foram  Marinaldo Oliveira (BA), Lafayette Pedrosa (AL), Cadoca – Carlos Eduardo Pereira (PE), Pedro Valadares (SE), Bismarck Maia (CE) e Danielle Nóvis (AL).  A partir de maio será Alberto Feitosa (PE).

Gostou ?
Compartilhe !