Fernando Machado

A Missa na Igreja do Galo

No seu estilo barroco e datada de 1766, já foi chamada de Igreja de Santo Antonio dos Militares, porque serviu de alojamento para os soldados do Rio Grande do Norte, mas atualmente é conhecida como a Igreja do Galo. Tudo por conta de um galo de bronze que repousa na sua torre, doação do capitão-mor Caetano da Silva Sanches, governador da Capitania entre 1791 a 1800. Na verdade é a Igreja de Santo Antônio localizada na Rua Santo Antonio, na Cidade Alta.

m-altar-mor
Dom Magnus presidindo a cerimônia (Fotos: Fernando Machado)

Para o historiador e antropólogo Luiz da Câmara Cascudo, esta igreja é a mais rica do século XVIII de Natal, “e também a mais linda da Cidade. Sua torre, encimada de azulejos reluzentes, com o galo heráldico, como um timbre numa cimeira feudal, a majestade do frontão com os motivos em arabescos, num barroco sugestivo e que se convencionou chamar jesuítico, as tochas estilizadas na cimalha, os desenho em relevo, correndo e volteando a frontaria, dão um aspecto de majestade simples, imponente, mas acolhedora e simpática.”

m-altar
Dom Magnus quando agradecia aos fiéis

Pois bem foi nesse deslumbrante cenário que Dom Frei Magnus Henrique Lopes oficiou sua primeira missa, como Bispo de Salgueiro. A cerimônia começou às 19h, com a igreja em over book. Ao som de Sou Bom Pastor uma procissão de mais de 30 capuchinhos saiu do Convento de Santo Antônio rumo a Igreja. Atrás estava Dom Frei Magnus usando a mesma Casula, a mesma Mitra e o mesmo Báculo da Sagração.

Gostou ?
Compartilhe !