Fernando Machado

A decoração do Tacaruna foca o Quebra-Nozes

O Quebra-Nozes conta a história misturando fantasia e magia, típicas do romantismo. O balé relata as aventuras de um quebra-nozes de aparência humana, vestido como um soldado, mas que tem as pernas e a cabeça de tamanho desmensurado. A protagonista, Clara, gostava tanto da sua aparência que o pediu como presente de Natal ao seu padrinho. Assim, o padrinho Herr Drosslmeyer, fabricante de relógios, disse: “Era precisamente para ti”. Logo em seguida, Clara experimenta-o e vê que ele quebra as nozes sempre sem perder o seu sorriso e também com grande eficácia.

b-yolanda-celeste-sandra-arruda-giuseppe-bianchi

Yolanda Celeste, Sandra Arruda e Giuliano Bianchi (Foto: Fernando Machado)

A musica foi composta por Tchaikovsky com letra de Lev Ivanov e o balé surgiu baseado na versão de Alexandre Dumas para um conto infantil de E. T. A. Hoffman. A música estreou no dia 17 de dezembro de 1892, no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, na Russia. Devido a sua temática o balé sempre era encenado tradicionalmente na época natalina. A história do balé não fica por ai e depois de tanta aventuras encerra  com o Quebra-Nozes transforma-se num lindo príncipe, que leva Clara até o Reino das Neves, onde é  apresenta ao rei e à rainha.

b-bailarina-princesa

A bailarina e a princesa na decoração do Tacaruna (Foto: Cortesia)

Pois, ontem, os jornalistas Fernando Castilho, Pedro Ivo Bernardes, Marcilio Albuquerque, Mirella Falcão, Mariana e Raisa Ibrahim, conheceram durante coletiva a decoração do Shopping Tacaruna, baseada no Quebra-Nozes. A decoração será inaugurada hoje, às 16h, com a chegada de Papai Noel que vai dividir as atenções com a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo, que vai falar sobre essa história que dei apenas um pequeno toque.

b-fernando-raissa-marcilio-mirella-marcilio-mariana-lins

Fernando Castilho, Raissa Ibrahim, Pedro Ivo Bernardes, Mirella Falcão, Marcilio Albuquerque e Mariana Lins (Foto: Fernando Machado)

Em seguida, bailarinos da Academia Fátima Freitas farão apresentação de números do Quebra-Nozes na Praça de Eventos. A árvore tem uma passagem na base, onde as pessoas podem assistir a um vídeo da bailarina Ana Botafogo – em holograma, com imagem tridimensional – dando boas vindas ao Natal do centro de compras e contando um resumo do tema da decoração. Antes da peregrinação  à mesa tivemos as falas da superintendente Sandra Arruda, da gerente de Marketing Yolanda Celeste e do publicitário Giuseppe Bianchi, da Atma+Bianchi, cujos sócios são Sérgio Pires e André Rozowykwiat.

b-arvore-rei

O rei e arvore natalina do Tacaruna (Foto: Cortesia)

Ontem tudo aconteceu com direito a uma almoço dos deuses grifado pela Arcádia. No cardápio buquê de folhas nobres com frutas, tomate seco, queijo em cubos, molho mostarda com hortelã, torta de camarão, rotolone recheado com creme cheese e brie e molho aos quatro queijos, filé mignon fatiado com legumes grelhados, batatas noizetes, abacaxi caramelado, cebola no mel e molho demi-glace e arroz com castanha. Para sobremesa Merengue de chocolate, Mousse de queijo com goiaba e frutas da época.Este ano também foi montado um Presépio na Praça de Eventos, o que acontece pela primeira vez no local: são 18 peças e tem sete personagens com figurino em tecidos engomados e pintados – José, Maria, Menino Jesus, os três Reis Magos e um pastor com sete ovelhas, uma vaquinha, um burrinho, uma galinha e um galo revestidos em pelúcia.

b-papai-noel-sandra-arruda

Sandra Arruda com o Papai Noel e sua Corte (Foto: Fernando Machado)

A decoração foi escolhida depois que uma pesquisa realizada com os clientes do Tacaruna revelou um dado interessante: eles veem que shopping é um espaço para ditar tendências e levar cultura, conhecimentos novos, aos seus frequentadores. Diante disso, o Tacaruna assumiu o desafio de contar a história do Quebra-Nozes para o público pernambucano, explicou a superintendente do centro de compras, Sandra Arruda. Foram investidos este ano R$ 2,2 milhões no Natal. O shopping trabalha com a expectativa de aumentar em 8% as vendas e registrar crescimento de 5% de fluxo de pessoas, em comparação com o período natalino do ano passado.

b-natal

O slogan da decoração natalina do Shopping Recife (Foto: Cortesia)

Um destaque especial é o trono de Papai Noel: ele é maior e mais largo para que os visitantes possam sentar ao lado dele. A decoração interna do shopping é da empresa Cipolatti e a parte externa será decorada pela Lumibahia que instalará iluminação especial, inclusive na nova fachada do Tacaruna, em obras por conta da construção da sua segunda expansão.

b-partes

Figuras que fazem parte da decoração (Foto: Cortesia)

Quem fizer compras no valor de 250 reais, este mês, ganhará  cupons para sorteios de seis carros HB20X. O primeiro será no próximo dia 29 e o último no dia 3 de janeiro de 2014. Em dezembro, a cada 250 reais de compras o cliente ganha um cupom, mas se doar um brinquedo para a Árvore dos Sonhos (ação social do shopping) ganha um cupom extra.

Gostou ?
Compartilhe !