Fernando Machado

A ceia natalina de Anete Cunha

b-anete-cunha

Anete Cunha diante de sua mesa natalina (Foto: Fernando Machado)

A artista plástica Anete Cunha manteve a tradição, como muitas famílias, e abriu, sexta-feira, seu bonito apartamento de Boa Viagem para ceia natalina. A chuva serviu de contraponto para a temporada de confraternização. Tudo remetia ao tema natalino. Desde o fundo musical, com direito a Simone interpretando “Então é Natal, e o que você fez? / O ano termina, e nasce outra vez / Então é Natal, a festa Cristã / Do velho e do novo, do amor como um todo / Então bom Natal, e um ano novo também / Que seja feliz quem souber o que é o bem”, até toalha e os guardanapos.

b-sonia-lucia-cunha

Lúcia e Sonia Cunha (Foto: Fernando Machado)

A mesa estava linda e nossos olhos passeavam pelo cardápio, onde um castiçal do século XIX, dava um toque todo especial. Sem esquecer os pratos de Limoges e os talheres portugueses, dando um toque de classe ao ambiente. Na Árvore de Natal estavam os pacotes, para meia noite começar a troca de presentes. Num recanto do apartamento repousava o piano de cauda, onde a anfitriã dedilhou Noite Feliz. Sobre a mesa os convidados podiam escolher entre um peru à Califórnia, frutas da época, tender, pasteis de festa, bolo de nozes, tâmaras, amêndoas, damasco, passas e ameixas.

b-anete-cunha-claudia-motta

Anete Cunhas e sua irmã Claudia Motta (Foto: Fernando Machado)

Já era quase meia noite, quando do som surgiu “bate o sino pequenino, sino de Belém / Já nasceu Deus Menino para o nosso bem / Paz na Terra pede o sino / alegre a cantar / Abençoe Deus Menino este nosso lar / Hoje a noite é bela, juntos eu e ela / Vamos à capela, felizes a rezar / Ao soar o sino, sino pequenino / Vai o Deus menino, nos abençoar. / Paz na Terra pede o sino alegre a cantar / Abençoe Deus Menino este nosso lar”, foi servido o bacalhau à portuguesa, de se comer rezando para Nossa Senhora e para o Bom Menino.

b-eduardo-cunha-mariana-costa

Eduardo Cunha e Mariana Costa by Animale (Foto: Fernando Machado)

Destacamos as presenças de Lúcia Cunha e Eric Eger, Sonia Cunha e Alberto de Souza, Elenita e Antônio Carlos Coelho, Michele Cunha, Leonardo Cunha de Souza, Claudiane Coelho, Mariana Costa e Eduardo Cunha,  Claudia e Ary Motta, Giselle Motta, Elise e Marcos Gomes, Rafaela e Antônio Coelho, Karina e Alex Costa. A Ceia Natalina de Anete Cunha é um verdadeiro festival gastronômico caseiro.

b-giselle-motta

Giselle Motta (Foto: Fernando Machado)

E no final todos cantaram: “Noite feliz! Noite feliz! / Oh, Senhor, Deus do amor / Pobrezinho nasceu em Belém / Eis na Lapa Jesus nosso bem / Dorme em paz, oh, Jesus / Dorme em paz, oh, Jesus / Noite feliz! Noite feliz! / Oh, Jesus, Deus da luz / Quão afável é Teu coração / Que quiseste nascer nosso irmão / E a nós todos salvar / E a nós todos salvar / Noite feliz! Noite feliz! / Eis que no ar vem cantar / Aos pastores os Anjos do Céu / Anunciando a chegada de Deus / De Jesus Salvador / De Jesus Salvador”.

b-michelle-cunha-claudiane-coelho-mariana-costa

Michelle Cunha, Claudiane Coelho e Mariana Costa (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !